Em decisão final, Ibama impede perfuração de poços de petróleo na costa do Amapá

Instituto diz que empresa não apresentou plano adequador de contenção em caso de vazamento de óleo
Compartilhamentos

SELES NAFES

Agora é definitivo no campo administrativo, mas a questão deve parar na Justiça. A presidência do Ibama rejeitou recurso da francesa Total e não vai mesmo emitir a licença ambiental para perfuração de poços de petróleo na costa do Estado do Amapá.

No início do mês, o instituto havia negado a licença por considerar que a Total não apresentou um plano de emergência em caso de vazamento, citando possíveis danos ambientais graves a regiões costeiras da Guiana Francesa e do Brasil.

Também não havia explicações, segundo o Ibama, sobre a existência de parcerias com outros países para colocar em prática o plano de contenção. Ainda de acordo com o instituto, a empresa recebeu várias oportunidades de corrigir o plano, mas não o teria feito.

O Greenpeace afirma que no local onde os poços seriam perfurados está um grande recife de corais numa área que começa no Maranhão e vai até a Guiana Francesa. Essa versão divide a opinião de pesquisadores. Alguns afirmam que a tese se baseia em fotos, e não tem informações científicas.

Os cinco blocos foram comprados pela Total por mais de US$ 200 milhões em 2013. Outros blocos foram adquiridos pela Queiroz Galvão e a inglesa BP.  

A Total poderá recorrer à justiça brasileira.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!