Casas indígenas contarão histórias de 9 etnias no Museu Sacaca

Durante a entrega dos cheques de recursos, indígenas fizeram apresentações culturais. A expectativa é de que as casas fiquem prontas até julho, no museu em Macapá.
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

A área de exposição a Céu Aberto do Museu Sacaca, em Macapá, ganhará um novo espaço para a valorização da cultura indígena no Amapá. Em uma edificação totalmente artesanal, e feito pelos próprios índios, novas casas indígenas serão edificadas no local. Os recursos para a aquisição de materiais para a construção, no valor de R$ 56 mil, foram repassados pelo Governo do Estado na segunda-feira (27), durante cerimônia, no Museu Sacaca.

O cheque foi entregue pelo vice-governador do Amapá, Jaime Nunes, diretamente para representantes das etnias Wajãpi (Pedra Branca do Amapari), Palikur, (Oiapoque) e Waiana/Apalai (Laranjal do Jari/Parque do Tumucumaque), responsáveis pela construção dos espaços. O recurso foi adquirido pelo Núcleo de Arqueologia do Instituto, após análise de materiais arqueológicos, resgatados na área de impacto da Usina Hidrelétrica Santo Antônio do Jari e que são mantidos no instituto.

O cheque foi entregue pelo vice-governador do Amapá, Jaime Nunes, diretamente para representantes das etnias. Fotos: Ascom/GEA

Toda a matéria-prima será retirada das florestas de cada região, processo que deve durar 15 dias. Após isso, os índios de cada etnia iniciarão a construção das casas, do mesmo modo que é feito na aldeia, com madeira, cipó titica e palha. A ideia é que o espaço retrate a cultura indígena e mantenha viva a tradição.

A expectativa é de que as casas fiquem prontas até julho. Nos espaços, os visitantes poderão conhecer a história das nove etnias do Amapá. Também serão comercializados artesanatos indígenas.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!