Idoso tem rosto consumido por câncer enquanto espera cirurgia

Falta de UTI e de materiais correlatos seriam a causa da demora para que Benedito da Silva Carvalho seja operado
Compartilhamentos

Por RODRIGO INDINHO

Aguardar pela saúde pública para ter a vida salva tem sido uma tortura para o idoso Benedito da Silva Carvalho, de 78 anos. Ele foi diagnosticado com um câncer no rosto. A doença, apontada como maligna, já corroeu parte da fronte esquerda do idoso e formou um enorme buraco que faz ele sentir fortes dores e não conseguir dormir. Só uma cirurgia resolveria o problema.

O buraco aberto permite ver o interior de sua cabeça e, como as imagens são muito fortes, foram borradas. 

Benedito da Silva Carvalho: medo de morrer. Fotos: Rodrigo Indinho/SN

Pai de 11 filhos biológicos e 5 adotivos, seu Benedito tem a doença há 5 anos. Durante esse período, já fez quatro cirurgias. Duas delas, em hospitais particulares. Há 5 meses espera para fazer o quinto procedimento, desta vez no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal). Mas a cirurgia já foi remarcada 5 vezes, o que vem colocando o idoso em sério risco de vida.

“No início era apenas um caroço, com essa espera aumentou pra oito. Esses caroços estouraram e se formaram uma grande ferida e eu sofro bastante, vocês não tem noção da minha dor. Se tenho medo? Tenho, muito medo de morrer. Já estou perdendo a esperança de lutar porque eles dizem que não é grave e olha meu estado”, disse desacreditado Benedito.

Filho cuida do idoso enquanto atendimento não vem

Segundo a família, o médico alega que não realiza o procedimento porque não tem leito de UTI disponível e pela falta de materiais correlatos. A família deu entrada junto ao Mistério Público para que o idoso passe pelo procedimento urgentemente, mas até agora nada foi feito.

Junto com os irmãos, Alex dos Santos Carvalho, de 21 anos, filho de seu Benedito, faz todos os dias os procedimentos de limpeza na ferida do pai. Temendo perder seu genitor, ele fala dos grandes gastos e da falta de respeito com as pessoas que precisam de saúde pública no Estado.

“O caso do meu pai está se agravando rapidamente e é desesperador ver que a gente não pode fazer mais do que cobrar eles. Não estamos tendo apoio de ninguém. Ele está morrendo e só dizem que não tem material, não tem leito e marcam para outro dia. A última do dia 12 de junho não aconteceu. O que precisamos fazer? Estamos falando de uma vida, será que não da pra ver que é grave”, desabafou.

Alex dos Santos Carvalho: estado do pai se agrava e não há ajuda de ninguém

 

Medicamentos comprados pela família para tratar ferimentos

O que diz a Sesa

Em nota, o Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal) informou que Benedito da Silva Carvalho necessita de suporte em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), após a realização do procedimento cirúrgico. Entretanto, devido à alta demanda de atendimento de pacientes graves, a UTI do Hcal costuma atender em sua capacidade total. A liberação de leito ocorre mediante a alta de pacientes por melhora clínica, óbito ou transferência de unidade de saúde.

Curativo trocado com frequência para evitar contaminação

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou ainda que está trabalhando para a ampliação de leitos de UTI na rede estadual com processos de aquisição de equipamentos e tratativas de parceria para a viabilização de novos espaços físicos.

A pasta não deu previsão de quando o caso do idoso será resolvido.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!