PT nacional anula expulsão de Joel Banha

O ex-presidente foi expulso em dezembro de 2018 acusado de não ter prestado contas do fundo partidário, problema que tirou o PT da eleição
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

A executiva nacional do PT cancelou o ato da executiva estadual que expulsou da legenda o ex-deputado estadual Joel Banha. A decisão saiu na tarde desta quarta-feira (21).

Em dezembro de 2018, Banha foi expulso do PT numa decisão dividida: 18 a 16 votos. Nas eleições de outubro, a legenda teve o registro partidário suspenso por não ter prestado contas de R$ 500 mil do fundo partidário repassados em 2015.

Esse mesmo problema tirou o PT da chapa com o PSB, de João Capiberibe, e das eleições do ano passado. Todas as candidaturas a vice-governador, senador, deputado estadual e federal foram anuladas. O registro (Drap) do PT continua suspenso pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Eles (adversários internos) passaram para a imprensa como se tive ocorrido desvio de recursos. Na mudança de sede houve o extravio das notas. Mas nós solicitamos a segunda via dessas notas e foi feita a devida prestação de contas. (…) Por isso a executiva nacional cancelou o ato que me expulsou”, explicou Joel Banha.

Joel Banha como presidente do PT em 2015, ano da prestação de contas que gerou a crise. Foto: André Silva/Arquivo SN 

O ex-deputado, que presidiu o partido entre 2015 e 2018, disse que não pretende processar ninguém, e que nem se filiará a outro partido.

Joel, que está no PT há mais de 32 anos, lembrou que nos anos 80, durante a fundação do partido no Amapá, chegou a pagar o aluguel da sede do partido com dinheiro do próprio bolso por vários anos. Joel Banha é engenheiro eletricista do quadro da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA).

“Não sou desses que só estão no PT com o partido está no poder”, alfinetou.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!