Estados e comunidade europeia traçam acordo para verticalizar produção na Amazônia

Liderado pelo governador do Amapá, Waldez Góes, encontro com embaixadores da Alemanha, Noruega e Reino Unido ocorreu em Brasília.
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

Os Estados da Amazônia Legal começaram a definir uma cooperação com a comunidade europeia baseada na economia verde e na bioeconomia para verticalizar a produção e gerar empregos na região.

O acordo é conduzido pelo governador do Amapá, Waldez Góes, que também é presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal. Ele está consolidando uma agenda de cooperação com a comunidade europeia em busca de recursos e parcerias para o desenvolvimento sustentável da região.

Na sexta-feira (18), em Brasília, Waldez e outros governadores se reuniram com embaixadores da Alemanha, Noruega e Reino Unido. Eles avaliaram de forma técnica os projetos já executados na região amazônica e desenharam caminhos para novos investimentos dos países financiadores do Fundo Amazônia e na bioeconomia da Amazônia.

Waldez e outros governadores se reuniram com embaixadores da Alemanha, Noruega e Reino Unido

De acordo com Waldez, as cooperações têm que levar em consideração a defesa dos direitos dos povos da floresta, dos indígenas, populações tradicionais e do desmatamento líquido zero. Para isso, o consórcio tem um planejamento estratégico que define as necessidades de cada unidade.

Os governadores também pactuaram um novo encontro dentro do Fórum de Governadores da Amazônia, em São Luís (MA), com a presença dos embaixadores Nils Martin Gunneng e Georg Witschel.

A reunião será para dar prosseguimento a soluções discutidas entre os técnicos dos estado e das embaixadas, para identificar e formatar parcerias.

Waldez Góes ainda ressaltou que o consócio articula com o Itamaraty uma agenda na Europa em busca de recursos. As conversas estão favoráveis com a Bélgica e Noruega, este último país, velho parceiro na doação de recursos para causas ambientais na Amazônia.

Fotos: Divulgação

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!