Vacina contra pneumonia: SVS reforça necessidade de encaminhamento médico

Vacina que garante imunização a pacientes considerados especiais é ofertada pelo Estado
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Crianças maiores de cinco anos, idosos, transplantados de medula óssea e de órgãos sólidos, pessoas com HIV/AIDS e pacientes oncológicos do Amapá agora podem ter a cobertura de vacinas contra a pneumonia e meningite.

O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (24) pelo superintende da Vigilância em Saúde do Estado (SVS), junto com técnicos do Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (Crie).

“Essa é uma preocupação nacional e uma novidade. Esses públicos cobertos podem ter uma saúde mais fragilizada e imunidade baixa, por isso que há uma atenção por parte das autoridades em saúde para que eles tenham um tratamento específico e essa vacina foi feita para isso, para proteger essas pessoas”, declarou Dorinaldo Malafaia, titular da SVS.

Dorinaldo Malafaia (SVS): vacina levará qualidade de vida a públicos considerados especiais. Foto: André Rodrigues/Sesa

Neste primeiro momento, o Estado está disponibilizando cerca de 900 unidades da “Pneumocócica 13 Valente (Conjugada)” que é como se chama a vacina.

Como ter acesso à vacina?

Para tomar a vacina o paciente necessariamente tem que ter um encaminhamento médico, ou seja, apenas pacientes em que a indicação do médico geral ou especialista for a vacina, é que o Estado irá disponibilizar o imunobiológico através da Crie.

Para vacinar, é preciso encaminhamento médico. Foto: SVS/divulgação

Para os pacientes dos municípios do interior, a recomendação é a mesma. O superintendente da SVS explica o procedimento.

“Os pacientes dos municípios irão receber as vacinas mediante os encaminhamentos médicos, que serão feitos diretamente ao Crie. Trata-se de uma vacina muito específica e cara, por isso tem esse atendimento bastante direcionado. Por outro lado, tem muita gente que precisa e isso pode agregar saúde de vida a essas pessoas”, finalizou Malafaia.

Foto de capa: SVS/divulgação

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!