Por RODRIGO ÍNDIO
Em busca de descontos, uma multidão saiu de casa cedo nesta sexta-feira (29) para aproveitar a Black Friday deste ano. Em Shoppings, algumas lojas estão abertas desde a meia-noite, e em pouco tempo, já registravam longas filas.
Enquanto uns batem perna nas ruas ou vasculham a internet atrás das melhores promoções da Black Friday para comprar eletrodomésticos ou eletroeletrônicos, muitos optam por promoções de outros produtos.
E foi pensando na comodidade da pequena Ísis Sofia, de 7 meses de vida, que o casal de jovens Valmir Júnior e Brenda Santos acordaram cedo para pesquisar o menor preço e comprar vários fardos de fraldas.
“Trocamos opções de diversão por outros itens que ofertem o melhor para nossa filha, então estamos aproveitando a Black Friday para comprar fraldas. O preço varia bastante, mas diminuiu bastante também, então vou levar em fardo. Tá dando pra aproveitar demais”, comentou Valmir Júnior.
Já a jornalista Juliana Picanço, de 36 anos, saiu com toda a família em busca de um ar condicionado. No meio do caminho eles ficaram tentados e acabaram lavando dois televisores de 49 polegadas.
“Não encontrei o produto desejado e fiquei tentada com essa oportunidade, esse modelo de TV estava R$ 3 mil cada num outro estabelecimento e aqui estou comprando pela metade do preço, então vou levar duas”, comemorou, Juliana.
O policial Ângelo Nascimento, de 39 anos, também se adiantou e comprou uma caixa de som amplificada.
“Estou junto com a família. Os eletrodomésticos estão em conta, a promoção é válida mesmo. Ainda não saiu o 13° senão ia comprar mais coisas, então vou olhando com cautela e comprando de acordo com minhas possibilidades”, disse.
A Black Friday
Black Friday é uma expressão em inglês, que significa ‘Sexta-Feira Negra’. É a sexta-feira depois do dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving em inglês.
Este termo teve origem nos Estados Unidos, e é um dia especial porque as lojas fazem grandes descontos, e por isso muitas pessoas compram presentes para o Natal. Ocorre na última sexta-feira do mês de Novembro.
Cautela para comprar
Dois estabelecimentos já foram autuados pelo Procon por irregularidades e já se adequaram. Segundo orientação do órgão, é necessário atenção na hora da compra.
“Para evitar contratempos, é preciso ficar atento e evitar as compras por impulso. O consumidor não deve comprar apenas porque o produto está em promoção. O ideal é avaliar se você realmente precisa do item”, aponta a chefe de fiscalização do Procon, Lana Silva.
A Black Friday em Macapá segue até às 23h59 de hoje.