Brasil e França traçam solução para crimes na fronteira no Amapá

Debates iniciaram nesta terça-feira (26) e prosseguem até quinta-feira (28), no auditório da Escola de Administração Pública do Amapá, no Centro de Macapá. Foto de capa: Marcelo Loureiro /GEA
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Autoridades do Brasil e da Guiana Francesa participam, em Macapá, do Seminário Franco-Brasileiro de Cooperação Policial e Penal. O objetivo é debater estratégias para aprimorar o combate à criminalidade nas áreas de fronteira e trocar experiências para atuação conjunta.

Na programação, ocorrida nesta terça-feira (26), no auditório da Escola de Administração Pública do Amapá (EAP), estão incluídos painéis sobre temas relacionados ao enfrentamento de crimes ambientais, tráfico de pessoas e crime organizado.

Encontro reuniu autoridades de várias instituições de segurança. Foto: Rodrigo Índio/SN

Segundo Pablo Beltrand, Procurador-chefe da Procuradoria da República no Amapá, inúmeros crimes podem ser combatidos na região de fronteira com essa união de esforços.

“Os mais corriqueiros são os relacionados ao tráfico internacional de drogas, crimes ambientais [desmatamento e mineração ilegal] e contrabando”, detalhou.

Para o major Filipe Joaquim, oficial de ligação na embaixada da França no Brasil, a cooperação entre as instituições e agentes públicos em razão ao combate de crime transnacional fortalece e deixa mais preparadas as instituições para lidar com crimes na fronteira.

Encontro ocorre na EAP, no Centro de Macapá. Foto: Marcelo Loureiro /GEA

“Os efeitos transbordam de um pais para o outro e também os próprios agentes públicos ligados a esse enfrentamento a criminalidade se tornam mais capacitados para enfrentar crimes de diversas naturezas, por isso a importância do encontro”, comentou.

O governador em exercício Jaime Nunes, ressaltou que a programação integra uma agenda da comissão transfronteiriça discutida entre os governos do Brasil, França, Amapá e da Guiana Francesa. Ele falou sobre o debate do eixo da segurança pública.

“Esse seminário é importante para se ter aprimoramento e troca de experiência para que ações conjuntas sejam mais efetivas e de resultados mais concretos na questão da segurança nessas regiões de fronteira”, ponderou.

Jaime Nunes: “troca de experiência para que ações conjuntas sejam mais efetivas”. Foto: Marcelo Loureiro /GEA

O encontro promovido pelo Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal (PF) e a Embaixada Francesa, ocorre até quinta-feira (28), no auditório da EAP.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!