Banco da Amizade festeja 48 anos com vinho, samba e marabaixo: ‘quem quiser, pode chegar’

A programação prossegue até a última hora desta quinta-feira (26), na Rua General Rondon, entre as avenidas Padre Manoel da Nóbrega e José Antônio Siqueira, na região Central de Macapá.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

O aniversário de 48 anos do tradicional Banco da Amizade, ponto de encontro de moradores e amigos no bairro Laguinho, na área Central de Macapá, será celebrado com muita festa durante toda esta quinta-feira (26).

O histórico ponto de encontro usado em festas e confraternizações de fim de ano teve a celebração iniciada com alvorada às 6h e contou queima de fogos e café da manhã para a comunidade.

O palco que vai receber a programação de shows mais tarde. Fotos: Rodrigo Índio/SN

Ambulantes também aproveitam a programação para faturar um extra

Por volta de 12h, um almoço será servido a moradores e convidados, que inclui caldo, carne guisada, churrasco e vinho. A distribuição deve prosseguir até as 17h. São dois bois e 100 garrafões de vinho, informou a coordenação.

Dona Joana Cecília Ramos, de 74 anos, ajuda na preparação da alimentação que será servida na festa desde a primeira edição. Para ela o momento é mágico.

“Trago comigo a lembrança desde a primeira edição, quantas pessoas já passaram por aqui e continuo preparando o alimento pra dar “sustância” para o povo continuar celebrando a vida. Enquanto eu tiver viva continuarei fazendo isso aqui com muito amor e já trouxe até minha filha e também a neta pra ajudar”, assegurou.

Joana Cecília Ramos: “Enquanto eu tiver viva continuarei fazendo isso aqui com muito amor”

Personalidades relacionadas ao Banco da Amizade serão homenageadas. A festa também terá apresentações musicais com DJ’s e grupos de marabaixo, a partir de 16h30; baterias das escolas de samba Boêmios do Laguinho e Piratas Estilizados, às 18h30; além de grupos de samba e o cantor Batan. A programação encerra às 00h.

Além dos shows, os participantes poderão conferir obras de artes da cultura negra, símbolo do bairro. A programação é organizada pela Associação Cultural Banco da Amizade e já é tradicional, sempre um dia após o Natal.

Um almoço será servido a moradores e convidados, que inclui caldo…

carne guisada, churrasco e vinho

São dois bois. A distribuição deve prosseguir até as 17h

Localizado na Rua General Rondon, entre as avenidas Padre Manoel da Nóbrega e José Antônio Siqueira, o primeiro Banco da Amizade foi construído em 1971 ainda de madeira, debaixo de uma mangueira, do lado direito da rua.

Cinco anos depois, foi desmontado e transferido para o lado esquerdo da rua também em madeira. Anos depois foi construído em alvenaria, na calçada da Escola Estadual General Azevedo Costa.

Diferentes gerações: Banco da Amizade é Patrimônio Cultural Imaterial do Amapá desde 2016

Hoje o banco é Patrimônio Cultural Imaterial do Amapá desde 2016, e foi montado na região como um ponto de encontro entre vizinhos. Com os aniversários, esse se tornou um momento dos moradores e ex-moradores do bairro se reencontrarem. Atualmente, os filhos dos criadores do banco são quem comandam a festa.

“É um momento muito importante, são 48 anos mantendo a tradição de nossos pais. É um dia para reencontrar pessoas que passam o ano fora e vêm colocar o papo em dia e confraternizar conosco. Toda a comunidade é convidada”, disse José Raimundo da Silva Souza, o Dô Sacaca, filho do mestre Sacaca.

Dô Sacaca: “É um dia para reencontrar pessoas que passam o ano fora e vêm colocar o papo em dia e confraternizar”

Programação

6h – Salva de fogos;

12h – Almoço gratuito;

12h – DJ

16h30 – Sambart;

17h50 – Marabaixo da Juventude;

18h30 – Boêmios do Laguinho;

19h20 – Piratas Estilizados;

20h – Sensação do Samba;

22h – Batan;

0h – encerramento.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!