Governo anuncia apoio à carta elaborada por Davi e governadores na COP 25

Texto ratifica o Acordo de Paris
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, recebeu nesta quarta-feira (11) a carta de compromissos ambientais do Brasil elaborada pelos governadores da Amazônia, senadores e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), durante a COP 25, a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, em Madri.

O documento foi entregue na representação do Brasil na COP 25 pelo governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), que preside do Consórcio de Estados da Amazônia Legal, criado em 2017.

Ao receber a carta, o ministro disse que existe uma convergência de pensamentos e disposições no Brasil em relação ao meio ambiente.

“As manifestações mostram um alinhamento total do Brasil, estados e Poder Legislativo em relação à nossa posição aqui na COP, de receber recursos de maneira merecida por todos os serviços ambientais de preservação que o país faz”, defendeu.

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, durante a COP 25

“Estamos manifestando, claramente, que o Brasil, através da Amazônia e do governo brasileiro, reivindica junto aos demais países uma agenda que possa fazer valer os compromissos. Por outro lado, reafirmamos o compromisso dos governos da Amazônia brasileira com as metas do clima, estabelecidos no acordo, com as populações que vivem na Amazônia”, afirmou Waldez durante a entrega do documento.

Acordo de Paris

A carta ratifica o artigo 6º do Acordo de Paris, que define como os países e empresas podem reduzir as emissões dos gases do efeito estufa, e as compensações por serviços ambientais.

“Os compromissos do Brasil assumidos perante a comunidade internacional através do Acordo de Paris, no sentido de uma economia verde, desmatamento ilegal zero, defesa dos povos indígenas e das populações tradicionais, visando à valorização do patrimônio ambiental, inclusão socioeconômica e respeito à cultura desses povos, com vistas a ampliar a cooperação da comunidade internacional e ações concretas de financiamento”, diz a carta.

“Referendamos a mensagem do Congresso brasileiro de apoiamento ao consórcio de governadores e o nosso apoio à pacificação da Amazônia e do nosso povo”, disse o presidente do Senado.

No fim de semana, Davi Alcolumbre conduziu reuniões de trabalho com os governadores Gladson Cameli (Acre), Helder Barbalho (Pará), Waldez Góes e os senadores Fabiano Contarato (Rede-ES), Eliziane Gama (Cidadania-MA) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!