Coronavírus: Após histeria nas redes, ex-reitor tranquiliza população

José Carlos Tavares Carvalho desenvolve pesquisa na cidade na cidade de Wuhan, na China. Ele garantiu que não tem qualquer sintoma da doença
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

O professor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), e ex-reitor da instituição, José Carlos Tavares Carvalho, esteve recentemente na China, país asiático foco do Coronavírus, que tem alarmado o mundo. Com boa saúde e bom humor, após uma enorme repercussão nas redes sociais, Tavares diz que a população pode ficar tranquila sobre seu quadro de saúde.

O professor e pesquisador do colegiado de farmácia esteve entre os dias 31 de dezembro e 17 de janeiro na cidade de Wuhan, a cidade onde surgiram os primeiros casos da doença.

José Carlos Tavares já está em Macapá. Ex-reitor diz que não teve sintomas da doença, Foto: Marco Antônio P. Costa/SN

Tavares é coordenador geral de um grupo de pesquisas na Huazhong Agriculture University. Na instituição, o ex-reitor começou os trabalhos de fabricação e síntese de medicamentos em doenças negligenciadas, como as tropicais malária e dengue, e também alguns tipos de câncer, demência, mal de Parkinson, entre outras.

Ele confirma que seu estado de saúde é normal. Atualmente, Tavares está de férias, porém, cumprindo algumas atividades do ofício em casa.

Período de incubação

O professor Tavares chegou ao Brasil, no aeroporto de Gruarulhos, em São Paulo, no dia 17 de janeiro. Hoje é o seu 13º dia no Brasil desde o retorno, portanto, faltando apenas dois para o que os cientistas consideram o período de incubação e também de transmissão do vírus.

Esse período pode variar de dois a quatorze dias, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Pode dizer para as pessoas ficarem tranquilas. Além do fato de que ainda estou de férias e trabalhando em casa. Como eu gosto de vinho e de um uísque chinês feito de arroz, que tem muito álcool, acho que não teria como nenhum vírus se manter”, brincou Tavares.

Professor e pesquisador, José Tavares trabalha na fabricação e síntese de medicamentos. Foto: arquivo pessoal

A última atualização sobre o corona vírus da Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta para 5.974 casos confirmados na China, com 132 vítimas fatais. No Brasil, há três casos suspeitos de pessoas que estão em observação.

A cidade de Wuham fica localizada na região central da China e tem uma população de quase 12 milhões de habitantes. Trata-se de uma cidade com tradição universitária, com mais de 100 instituições de ensino superior.

Dorinaldo Malafaia (SVS): Vigilância em Saúde monitora quadro de saúde do professor, mas não há sintomas. Foto: arquivo

Vigilância em Saúde

A Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) informou que entrou em contato com o professor para saber do seu estado de saúde e sua rotina.

“Nosso corpo técnico entrou em contato com o professor, que está bem de saúde e não apresenta nenhum sintoma de qualquer tipo de gripe ou doença. Ele está próximo do fim do período de incubação e monitorar é parte do padrão que temos que fazer. Mas a população não precisa ficar alarmada, pois não há nenhum indício de qualquer tipo de perigo real”, explicou Dorinaldo Malafaia, superintendente da SVS.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!