Amapá pode ter rajadas de ventos de até 50 km/h no fim de semana

Segundo gerente do NHMET, a partir dos 35 km/h o fenômeno começa a causar pequenos prejuízos. Municípios deverão ter chuvas fortes no fim de semana. Foto: Secom/arquivo
Compartilhamentos

Por JÚLIO MIRAGAIA

A Defesa Civil do Amapá emitiu alerta, nesta sexta-feira (7), sobre a possibilidade de rajadas de ventos fortes e trovoadas ocorrerem no sábado (8) em Macapá, Santana, Mazagão e áreas litorâneas do Estado. 

As informações são do Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMET), ligado ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), e foram divulgadas em boletim meteorológico. A previsão, segundo o núcleo, é que amanhã, entre 15h e 21h, os ventos cheguem a 20 km/h, com as rajadas de 50 km/h, acompanhados de chuvas fortes.

Previsão é que chuva forte ocorre entre a tarde e a noite de sábado (8). Foto: arquivo SN

O boletim também divulgou a previsão do tempo para o domingo (9) e também para a segunda-feira (10). De acordo com o gerente do NHMET, Jefferson Vilhena, nesse dias a expectativa é de redução na força dos ventos e nas chuvas. Nos dois dias, os ventos podem chegar a 18 km/h, com rajadas que variam entre 29 e 30 km/h.

“A nossa velocidade média de rajadas de ventos [no Amapá] é de 30 km/h. Quando chega em 35 Km/h, chega a causar pequenos prejuízos. Nessa época de muitas chuvas é propícia para aumentar a velocidade do vento. O fenômeno ocorre em pontos isolados e pode acontecer em qualquer lugar da região metropolitana de Macapá e Itaubal. Por isso a nossa preocupação”, explicou Vilhena.  

Jefferson Vilhena (Iepa): época de chuvas produz ventos mais fortes que a média. Foto: arquivo SN

Há ainda, de acordo com o NHMET, previsão de chuvas fortes em pelos menos 7 municípios amapaenses: Laranjal e Vitória do Jari, Porto Grande, Ferreira Gomes, Amapá, Pracuúba e Tartarugalzinho.

A Defesa Civil comunicou ainda que qualquer situação de emergência na capital decorrente do fenômeno pode ser atendida pelo 193. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!