Uso de “PERA” para sinalizar o trânsito divide opiniões em Macapá

CTMac usou termo regional para chamar atenção de condutores em trechos do bairro Santa Rita
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Continua causando muita polêmica e curiosidade a sinalização horizontal implementada pela Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) em três cruzamentos da Rua Minas Gerais, no bairro Santa Rita, zona oeste da capital.

Lá, ao invés de “PARE”, o órgão resolveu regionalizar para o dialeto popular e pintou no asfalto a palavra “PERA”, que significa “espere”.

Iury de Lima, 28 anos, viu no momento em que a via foi pintada. O auxiliar veterinário não compactuou com a ideia.

“Achei um erro, porque nunca tinha visto um ”PERA”. O primeiro impacto é tu olhar e ver uma pintura bacana, mas quando tu vê o nome se espanta com a palavra. Creio que devia ter a pintura sim, mas na escrita correta, não sei se quiseram inovar, mas não é o certo. Espero que se forem levar pro resto da cidade que seja com o a palavra “Pare”, comentou o motorista.

Iury de Lima: era melhor ter a escrita correta. Fotos: Rodrigo Índio/SN

O vigilante Carlos Sanches (foto de capa da matéria), de 41 anos, já presenciou diversos acidentes nesta região devido a falta de sinalização. Ele opinou sobre a sinalização.

“Buscaram usar algo cômico para chamar a atenção e colocar na mídia sobre os perigos do trânsito. Esse “PERA” a gente geralmente usa muito no Amapá e serve mesmo pro motorista entender que deve parar. Não acho que deve sair daqui, porque vai desorganizar a cidade, só isso aqui já basta pro povo ter consciência”, avaliou o pedestre.

Sinalização foi colocada…

 

… em trechos da Rua Minas Gerais

Antônio Ramos, de 33 anos, mora próximo ao trecho e todos dias passa pela via. Com bom humor, ele relata que se assustou quando viu a pintura.

“Rapaz, acho que esses caras não foram para escola, tu é doido é? Mas concordo que chama a atenção, eu vim logo reduzindo porque não botei fé que tava escrito desse jeito. Se for pra chamar a atenção e evitar acidentes, melhor isso do que nada”, enfatizou.

Carlos Sanches: o “PERA” chama atenção

A novidade logo ganhou a atenção dos internautas bem humorados das redes sociais. Alguns memes inspirados no linguajar regional do Amapá, e adaptados para regras de trânsito, ganharam os grupos de conversação.

Nas redes sociais, internautas usaram bom humor…

… para sugerir outras adaptações. Imagens: reprodução

CTMac

O diretor-presidente da CTMac, André Lima, explicou que o órgão teve a iniciativa com o objetivo de chamar a atenção da população para sinalização de uma via que não é preferencial.

Pátio da companhia de trânsito também ganhou sinalização com expressão regional

Lima ponderou que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) não reconhece sinalizações que estejam fora do padrão do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“Não estamos inventando uma sinalização nova, a placa com a escrita correta de ‘PARE’ como prevê o CTB está ao lado do nome ‘PERA’, que é algo regional que todos conhecem e já aconteceu em outras cidades”, explicou André Lima.

André Lima (presidente da CTMac): placa de “PARE” está nos cruzamentos com “PERA” no asfalto

A CTMac falou ainda da repercussão do assunto.

“Aqui surtiu bastante efeito, muitas pessoas que entenderam o recado elogiaram a irreverência. Nossa marca é essa, criatividade, assim como nós fizemos a faixa 3D e a faixa LGBT. A ideia não é espalhar na cidade inteira, mas chamar a atenção da população sobre a sinalização com algo que é nosso”, finalizou o gestor.

Foram colocados 4 sinalizações com “PERA” em trechos da Rua Minas Gerais com as Avenidas Dr. Silas Salgado, Prof. Reinaldo Damasceno, Almirante Barroso e uma dentro da própria CTMac.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!