Equipes monitoram chegada de passageiros no aeroporto de Macapá

Passageiros estão informando se apresentam sintomas de gripe. Trabalho é feito pelo comitê de enfrentamento
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Quatro equipes da Vigilância em Saúde do Amapá iniciaram nesta quinta-feira (19) um amplo trabalho de abordagem a passageiros que desembarcam no Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre, em Macapá. Alguns passageiros desembarcaram usando máscaras. 

Foi o caso de Rainize Marques, de 29 anos, que fez conexões em estados com muitos casos de coronavírus, mas disse não ter visto nenhum trabalho de abordagem de equipes epidemiológicas.

“Estão de parabéns aqui. Estão perguntando se estamos com febre e se estamos com tosse. De todos os aeroportos que passei, Macapá foi o único em que vimos esse trabalho de checagem”, comentou ela.

Rainize também disse ter percebido que em todos os aviões que pegou a lotação não chegava à metade dos assentos, o que dá uma noção do tamanho da crise para as companhias aéreas.  

Trabalho vai chegar ao Porto de Santana e Rodoviária de Macapá. Fotos: Marco Antônio P. Costa

Equipe formada por técnicos de vários órgãos

Dorinaldo Malafaia, superintendente da Vigilância em Saúde

A ideia da Vigilância em Saúde é acompanhar todos os voos, dar orientações aos passageiros e checar se apresentam sintomas como febre e tosse. 

O trabalho será estendido para a rodoviária de Macapá e Porto de Santana, já a partir de amanhã. A meta é também monitorar a procedência dos passageiros.

“A Agência Nacional de Saúde (Anvisa) vai levantar essas informações com a Infraero sobre a lista de passageiros, mas até agora não temos relato de nenhum caso suspeito que tenha desembarcado hoje”, explicou o superintendente de Vigilância em Saúde, Dorinaldo Malafaia.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!