Macapá em quarentena

Neste sábado (21) as ruas da capital do Amapá estavam praticamente desertas. População começou a atender à recomendação das autoridades de permanecer em casa.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

As poucas pessoas que passaram pelas ruas do centro comercial de Macapá na manhã deste sábado (21) puderam perceber que o macapaense começou, de fato, a cumprir as determinações do decreto nº 1414 do Governo do Estado do Amapá (GEA), que regula atividades comerciais, públicas, religiosas e outros setores econômicos como forma de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19).

A reportagem do Portal SelesNafes.com não encontrou nenhuma loja aberta, apenas farmácias e alguns poucos estabelecimentos que trabalham com venda de gêneros alimentícios estavam funcionando.

A reportagem do Portal SelesNafes.com não encontrou…

…nenhuma loja aberta. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

Desde às 18 horas da sexta-feira (20), viaturas da Polícia Militar realizaram rondas ostensivas pelas ruas da cidade para fiscalizar o cumprimento do decreto.

Os pontos de ônibus estavam igualmente vazios, com poucos passageiros se deslocando para suas residências, indo começar seu auto isolamento. Este é o caso de Madalena Mira, de 54 anos, que trabalha no setor administrativo de um hospital de Santana, a 17 km de Macapá.

Os pontos de ônibus estavam igualmente vazios, com poucos passageiros se deslocando para suas residências

Feiras da cidade também estão desertas e de portas fechadas

“Nunca tinha visto o centro tão vazio. Acabei de chegar no ponto, trabalho em Santana e estou indo para casa. A medida é correta, não tem outro jeito. Vou aproveitar para descansar, pelo menos”, avaliou.

Êxito inicial

O porta-voz da PM, tenente Josiagab, realçou o êxito inicial no cumprimento do decreto do GEA.

“O objetivo da operação foi fazer cumprir o decreto do governador que versa sobre o fechamento de alguns estabelecimentos comerciais pelo período de 15 dias, para evitar a propagação do coronavirus. Até o momento não tivemos nenhum tipo de problema, então para nós a operação é exitosa”, declarou o oficial.

Ruas e avenidas…

… camelôs…

… e logradouros públicos estão vazios no centro comercial

As rondas irão continuar, sempre com o objetivo inicial de conscientizar a população da necessidade de reclusão neste momento. Entretanto, a PM esclarece que em casos de desobediência ou reincidência, detenções poderão ocorrer.

“A recomendação geral é que a população fique em casa. A PM vai estar na rua. Qualquer situação que a gente perceber aglomeração de pessoas ou estabelecimento comercial que ainda insista em ficar aberto, nós vamos até esse local. Estamos recebendo denúncias da própria população e estamos averiguando”, advertiu o porta-voz.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!