Pacientes do Amapá poderão fazer cirurgias cardíacas no Amazonas

Com o termo, poderão ser realizadas cirurgias cardíacas adulto e pediátrica; pacientes poderão ser encaminhados através do TFD para o Amazonas
Compartilhamentos

Adultos e crianças do Amapá que necessitarem de cirurgias cardíacas poderão fazer os procedimentos no Estado do Amazonas. É o que garante um acordo estabelecido na quinta-feira (12) entre as secretarias de saúde dos dois estados. O termo firmado em Belém (PA), onde ocorria o 20º Fórum de Governadores da Amazônia Legal.

O fluxo de atendimento vai respeitar a disponibilidade de leitos no Amazonas, além das condições clínicas do paciente, para que ele seja encaminhado de forma segura, através do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

Secretários de saúde do Amazonas, Rodrigo Tobias, e do Amapá, João Bittencourt, assinaram acordo em Belém (PA), durante Fórum de Governadores. Foto: Ascom/GEA

Para isto, os dois órgãos montaram uma Comissão de Regulação, Controle e Avaliação (CRCA) para manter contato direto e acompanhar os casos. As equipes também serão responsáveis por medir os indicadores e avaliar a possibilidade de ampliação ou manutenção do termo.

O pacto terá duração de 12 meses podendo ser renovado, caso haja interesse entre ambas as partes. A contrapartida da Sesa será a oferta de atendimentos de média e alta complexidade para pacientes do Amazonas.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!