Covid-19: Sem velório, paciente é enterrado e parentes são testados

SVS também fez a desinfecção de partes do Hospital de Emergência onde o paciente estava
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Foi sepultado ainda neste sábado (4), por causa do protocolo de emergência epidemiológica, o paciente que morreu no Hospital de Emergência de Macapá vítima do novo coronavírus. Parentes deles foram submetidos a testes que deram resultado negativo, informou o superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS), Dorinaldo Malafaia.

O superintendente confirmou que o paciente estava internado havia vários dias no HE para tratamento de problemas respiratórios e sequelas do diabetes. Quando o estado de saúde se agravou, ele foi submetido ao teste rápido ainda na sexta-feira (3), que deu positivo para covid-19.

“Neste domingo (5) temos uma equipe da SVS que irá à família e à vizinhança orientar e fazer os testes, além de saber se houve comunicação com outras pessoas”, explicou Malafaia.

O superintendente explicou que mais 240 testes rápidos foram enviados para o Hospital de Emergências para profissionais de saúde que estão na linha de frente. Também foi realizada a desinfecção do HE, incluindo o necrotério e enfermaria onde estava o paciente.

Sem velório

O sepultamento, realizado com assistência da prefeitura de Macapá, foi realizado sem velório por medida de segurança.

Ainda não foi possível determinar como o paciente contraiu o vírus. Uma equipe ainda fará o levantamento epidemiológico para levantar essas informações.

Malafaia lamentou que pessoas estejam compartilhando nas redes sociais o endereço da família.

“Tem muita informação desencontrada nas redes sociais, e o compartilhamento do endereço estabelece um nível de preconceito com a família. Ficar em casa em fundamental. Precisamos cumprir as medidas renovadas pelo governo do Estado e a prefeitura, porque não enfrentamos uma gripezinha, e sim uma pandemia”.

Serviço de desinfectação foi feito no HE na tarde de sábado (4). Fotos: Secom

No início da noite de sábado, o governo do Amapá confirmou mais um caso do novo coronavírus, elevando a quantidade de casos para 30, incluindo o óbito do paciente de 60 anos. O novo caso é de um homem de 51 anos.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!