Ainda não é possível ver curva dos casos, alerta chefe da SVS

Na estatística, a curva demonstra redução dos casos. Só assim as medidas de quarentena serão flexibilizadas
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Ao registrar a marca de 2 mil casos de covid-19 nesta quarta-feira (6), as autoridades sanitárias e epidemiológicas do Amapá ainda não têm ideia de quando virá a tão esperada curva estatística, e muito menos o achatamento dela, caracterizado pela redução dos casos. Só quando isso ocorrer, é que as medidas de quarentena serão flexibilizadas. 

Ocorre o contrário, neste momento. Se houvesse um gráfico agora, ele seria uma linha reta apontada para cima.

“Só haverá curva e achatamento dela quando conseguirmos manter o isolamento social acima perto dos 60%, mas não é isso que tem ocorrido. Tem muita gente saindo de casa”, avalia o superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá, Dorinaldo Malafaia, se referindo ao sistema que monitora deslocamento de telefones celulares.

As fakes news têm atrapalhado, diz ele. Na semana passada, no primeiro dia do falso “lockdown” disseminado nas redes sociais, o deslocamento de pessoas para supermercados, atacarejos e farmácias foi tão grande que o índice de isolamento baixou para cerca de 40%.

“O ideal é mantermos o isolamento contínuo na casa de 60%, mas a nossa média tem sido 50, 52%”, revelou.  

O isolamento social é um objetivo perseguido em todo mundo na pandemia do novo coronavírus, porque só assim é possível reduzir a quantidade de internações e não colapsar os hospitais públicos e privados.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!