Barulho no céu de Macapá: pesquisador apresenta teorias

Som parecido com o de um motor foi relatado por macapaenses de diferentes pontos da cidade na madrugada. Foto: arquivo SN
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Um barulho ouvido por macapaenses, testemunhado em várias partes da cidade no início da madrugada desta quinta-feira (28), gerou muitas especulações e brincadeiras sobre sua origem durante todo o dia nas redes sociais.

O som, segundo testemunhas, seria semelhante a um motor e vindo do céu. O Portal SelesNafes.com buscou respostas para o fato na ciência, que apresentou algumas hipóteses.

Não foram berrantes de gado, trombetas do apocalipse ou mesmo o ronco do parceiro e o ventilador barulhento, garante Jefferson Erasmo de Souza Vilhena, gerente geral do Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMET), departamento ligado ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa).

Para o pesquisador, três hipóteses são possíveis: Fenômenos atmosféricos, apito de navios ou mesmo um trovão reverberando. Em todo o caso, o pesquisador descartou ter sido uma fakenews, dado os inúmeros relatos vindos de várias partes da cidade.

No mundo inteiro tem ocorrido relatos parecidos, de fenômenos sonoros e visuais que cortam os céus de cidades e países.

Há registros de fenômenos do tipo na Rússia em 2012 e de lá para cá, especialmente neste período de pandemia de covid-19, os relatos aumentaram.

A hipótese principal, sobre um fenômeno natural ligado a gases atmosféricos, ondas e frequências, recebeu uma explicação um pouco mais detalhada do pesquisador.

Assista ao vídeo completo da explicação.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!