Jovem morador de rua ganha comida e “banho de dignidade”

Voluntária contou com apoio de amigos para tratar ferimento, cortar o cabelo e levar jovem para passeio
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Quem frequenta a área residencial do Centro de Macapá já se acostumou a ver um jovem negro em situação de rua, andando pelas esquinas e dormindo pelas calçadas. Há uma semana, o rapaz conhecido como Renato ganhou a atenção e os cuidados que não recebia há tempos, pelas mãos de uma mulher que não aguentou mais ficar esperando.

O antes e depois do “tratamento vip” que Renato recebeu não deixam dúvidas do bem que a atenção fez para ele. Muitos o conhecem também como “Amaral” e pouco se sabe, realmente, da sua origem e sua história de vida.

Renato ganhou corte de cabelo…

 

…e curativo. Fotos: arquivo pessoal

A mulher que o ajudou se chama Luana Mendonça, que tem 40 anos e é profissional da área de saúde. Sem querer se expor muito, ela topou conversar com o Portal SelesNafes.com e contar uma parte dessa história, assim também como falar do sopão solidário que ela tem organizado todos os dias.

Luana conheceu Renato nas entregas de alimentos que faz, e contou sobre a aproximação.

“Há muitos dias vinha pedindo que ele tomasse um banho, pois ele não tomava há muito tempo. Só que ele não tomava por não ter onde tomar. Aquilo já estava me incomodando dele estar naquelas condições e eu queria agir”, contou Luana.

Voluntária, Luana Mendonça ainda levou Renato para passear

Foi então que dois amigos, ajudaram. Uma amiga de nome Sheila ajudou emprestando um carro com carroceria e o seu quintal para que o banho acontecesse. Outro amigo, ajudou na intervenção e então levaram Renato.

Ela lhe deu banho, fez curativo em uma úlcera que há em sua perna, lhe deu roupas novas e sapatos.

Jovem também ganhou lanche na padaria

Já limpo, Renato ganhou um passeio pela cidade de Macapá, Beira-Rio e outros pontos turísticos, com direito à parada para lanche em uma padaria.

Por último, ganhou um corte de cabelo. Até óculos e relógio Renato ganhou.

Luana Mendonça diz que Renato é abandonado e ninguém olha por ele, que tem transtornos mentais e isso dificulta ainda mais a aproximação de pessoas.

“Ele está bem na medida do possível. Hoje tem curativo, ele gosta quando eu cuido dele. Eu amo cuidar dele, é um dos meus filhos da rua, para falar a verdade é o meu preferido” contou.

Renato segue nas ruas, geralmente nas imediações do Hospital das Clínicas Alberto Lima (Hcal), nas proximidades da avenida Duque de Caxias.

Rapaz é bastante conhecido no Centro de Macapá

Sopão

O sopão é uma ação que a profissional da saúde teve no início da pandemia, penalizada com a situação das pessoas sem ter o que comer nas ruas.

“Estava largando o plantão do HE quando vi eles [pessoas em situação de rua] na chuva e com fome. Naquele momento eu parei e me disse: meu Deus, eu sei que posso fazer alguma coisa e não vou me permitir a ficar sem fazer nada”.

Desse dia em diante, ela voltou para casa, conversou com a família, fez o primeiro sopão, postou um vídeo nas redes sociais da Big-Big comendo e desde então o projeto só cresce.

Ela mesmo cozinha e cada vez mais pessoas tem ajudado e além de pessoas em situação de rua, bombeiros, policiais, colegas da saúde e diversos outros profissionais recebem suas sopas e outras jantas e lanches.

Ela finaliza dizendo que quem quiser ajudar é muito bem vindo e que podem entrar em contato com ela para doações através do número (96) 9907-1979.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!