Boletins indicam que mortes desaceleram no Amapá

Amapá chegou a ter 4 por dia, mas agora tem divulgado óbitos acumulados de semanas anteriores
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Ainda é muito cedo para comemorar, mas a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) afirma que percebeu uma redução no número de óbitos diários provocados por covid-19. Técnicos estão analisando o panorama para definir se o Estado já atingiu o pico da epidemia.

A SVS diz que ainda não é possível precisar o nível de redução das mortes, mas lembra que nas últimas semanas os boletins divulgados uma vez a cada 24 horas pelo governo do Estado e prefeituras chegaram a informar até 4 mortes num único dia. Hoje (26), por exemplo, a maioria das cinco mortes divulgadas ocorreu ao longo do mês. Duas foram registradas nesta terça. 

“Agora geralmente estamos divulgando nos boletins as mortes acumuladas de outros dias que ainda estavam sob investigação”, compara o superintendente Dorinaldo Malafaia.

A média de óbitos no Amapá é de 2,5%. A média nacional é de 6%. Hoje, o Estado chegou a 173 mortes e 6.967 casos confirmados. 

Quantidade de amostras enviadas pelas unidades caiu pela metade. Foto: Rodrigo Índio

Unidades têm mandado menos amostras. Foto: Seles Nafes

Outro indicador onde é possível aferir que houve redução é na quantidade de amostras de sangue coletadas em todas as unidades de saúde do Amapá.

Antes do lockdown, que começou no dia 19, o Lacen estava recebendo até 600 amostras por dia, mas esse número caiu praticamente pela metade 300, um sinal de que menos pacientes estão procurando as unidades de saúde para relatar sintomas da covid-19.

“Estamos estudantes esses dados e até sexta-feira (29) vamos ver se já chegamos ao pico. A nossa preocupação agora é com o interior do estado, em municípios como Calçoene, Oiapoque e Laranjal do Jari, que tem proporcionalmente o maior número de mortes por habitantes. Estamos intensificando nossas ações nessas e outras cidades do interior”.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!