Senadores do Amapá explicam porque votaram pelo adiamento do Enem

Lucas Barreto (PSD), Davi Alcolumbre (DEM) e Randolfe Rodrigues entendem que estudantes foram prejudicados pela suspensão das aulas
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Os três senadores do Amapá votaram a favor do projeto de lei 1277/2020, aprovado ontem (19) a noite pelo Senado, e que adiou a realização do Enem. Lucas Barreto (PSD), Randolfe Rodrigues (Rede) e o presidente do Davi Alcolumbre (DEM) se manifestaram sobre os votos.

Lucas Barreto lamentou que tenha sido necessário o Congresso se debruçar sobre o assunto no lugar do próprio Ministério da Educação.

“Não há competição justa quando se luta com armas desiguais. Milhares de alunos no nosso Estado e no Brasil não têm acesso à internet e às plataformas digitais, e esperam por cursos gratuitos patrocinados por organizações sociais que não podem atuar nesse momento de pandemia. Adiar é um ato de respeito aos nossos estudantes”, disse Lucas Barreto. Ouça.

Lucas: disputa seria desigual. Foto: Arquivo SN

O senador Randolfe Rodrigues gravou um vídeo comemorando o adiamento do Enem, e deixou claro que para ele também se trata de uma vitória contra a política do governo Bolsonaro que pretendia realizar o Enem apesar de toda a crise que o país atravessa com a suspensão das aulas. Assista.

Já o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, publicou uma nota onde afirma que o adiamento é a melhor solução no momento, especialmente para os alunos que precisaram interromper os estudos.

“É um pedido de todo o Brasil e o Congresso está ao lado dos brasileiros priorizando o que é necessário para superar a crise com bom senso e justiça”.

Davi: é um pedido do Brasil

O projeto de lei que adiou o Enem foi apresentado pela senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), e foi aprovado por 75 votos a 1. O projeto ainda precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados. 

Pelo calendário atual, os estudantes têm até sexta-feira (22) para fazer a inscrição. O Enem tradicional em papel seria aplicado nos dias 1º e 8 de novembro e as provas digitais nos dias 22 e 29 do mesmo mês. O MEC anunciou que pretende consultar os estudantes numa espécie de enquete.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!