Claudomiro: moradores falam em demora, mas prefeitura diz que obra segue cronograma

Serviços de Urbanização da Rua Claudomiro de Moraes vão do bairro Novo Buritizal ao Congós, na zona sul de Macapá.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

As obras de urbanização da Rua Claudomiro de Moraes, que vão do Bairro Novo Buritizal ao Bairro Congós, na zona sul de Macapá, começaram a gerar impaciência na população. A reclamação é sobre lentidão no serviço e transtornos para quem reside ou transita pelo local.

O secretário de Obras de Macapá, David Covre, conversou com reportagem sobre o andamento da obra, considerada uma das mais importantes para a mobilidade urbana entre a zona sul e o Centro da capital. Covre garantiu um prazo de conclusão dos serviços. CONFIRA:

O cenário é realmente de canteiro de obras na Claudomiro de Moraes. Há água acumulada, lama e diversos buracos nas vias. Manilhas, terra e muito lixo também podem ser vistos em alguns trechos do canteiro central. Trabalhadores estão fazendo a bloquetagem das calçadas no sentido Congós/Buritizal.

O cenário é realmente de um canteiro…

… de obras na Claudomiro de Moraes. Fotos: Rodrigo Índio/SN

O portal SelesNafes.com foi ao local na manhã desta quarta-feira (22). Na área onde o serviço ainda não chegou, a reportagem flagrou dona Laurentina Picanço, de 82 anos, se segurando em grades para não cair – já que a calçada está toda destruída.

“Fui ali comprar um remédio. Isso aqui é uma dor de cabeça pra nós, meu filho, isso aí é de anos. Parece que agora vai ser resolvido. Mas um dia a gente vê a obra andando, outro não. Porque não segue o trabalho até acabar? Olha isso é muito perigoso e angustiante pra gente que é idoso. Por favor, concluam isso aqui”, questionou a idosa.

Em meio aos serviços de calçamento…

… dona Laurentina Picanço, de 82 anos…

… se segura em grades para não cair

Um comerciante que trabalha há mais de 10 anos no local – que não quis se identificar, alegando medo de represálias –, reclamou que a poeira invade residências e estabelecimentos a todo momento.

“Venha você respirar poeira todo santo dia sabendo que a obra não anda. Sei que é preciso paciência, mas é complicado. Aqui, a gente limpa de 5 a 10 vezes ao dia os produtos, já que também trabalhamos com venda de comida, até a freguesia caiu. É complicado”, desabafou.

Há água acumulada…

… lama e diversos buracos nas vias

Como se não bastasse o transtorno da obra, algumas pessoas ainda jogam lixo no canteiro central

O ciclista José Carvalho, de 55 anos, transita pela via todos os dias para ir ao trabalho. O vigilante “tem fé” que apesar da demora o serviço deve sair.

“Esse tipo de serviço precisa ter calma para fazer, para depois não refazer. Cara, sei que tá caminhando devagar, mas logo fica pronto. Não sei se é problema financeiro ou por conta da chuva. Mas fazer o quê? Tem que esperar. Mas prefeitura precisa dar um retorno sim pra nós”, opinou.

José Carvalho, de 55 anos, transita pela via todos os dias para ir ao trabalho

Obra

Com início em novembro de 2019, a obra tem prazo de execução de 10 meses. O serviço engloba além da pavimentação asfáltica, a remodelação do canteiro central, calçadas e ciclovias.

Para o projeto são R$ 43 milhões de uma linha de crédito da Caixa Econômica Federal, via Ministério das Cidades, somados a mais R$ 6 milhões do Tesouro do Município.

O serviço engloba remodelação do canteiro central…

… construção de calçadas e ciclovias

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!