Círio 2020: missa no Zerão cancelada

Proibição de eventos religiosos com público presente acima de 200 fiéis pesou na decisão da Diocese de Macapá.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Bem que a Comissão Organizadora do Círio 2020 e a Diocese de Macapá tentaram, mas não será possível a realização de uma missa campal no estádio Zerão, no dia do Círio, 11 de outubro. A cerimônia religiosa, que já tinha sido anunciada, foi cancelada.

A decisão foi tomada nesta quinta-feira (27) pela própria Diocese, motivada, entre outros fatores, pelo município de Macapá ter restringindo eventos religiosos com público presente acima de 200 fiéis – medida de precaução ao coronavírus.

O Padre Rafael Donneschi, da Comissão Organizadora do Círio, contou que foram diversas reuniões realizadas com as autoridades sanitárias de Macapá e do Estado. Primeiro, a autorização para o uso do Estádio Zerão, foi liberada pelo Estado, mas condicionada à autorização do município.

Padre Rafael relatou que por algumas vezes estiveram no estádio Milton Corrêa de Souza, o Zerão, e que das 3800 cadeiras existentes, a pretensão seria a de usar algo em torno de 1 mil ou 1500 assentos mais alguns espaços dos estacionamentos.

O último documento oficial da Prefeitura de Macapá, colocava que não seria razoável permitir a liberação da aglomeração deste número de pessoas.

A comissão, então, reuniu-se e decidiu cancelar a missa. Segundo o Padre Rafael, não há possibilidade de reviravolta.

“Não há polêmicas e apesar de todo o esforço, optamos por não correr riscos. Não queremos nós, que a Igreja [católica] seja motivo para a proliferação da covid-19. O mais importante é que a programação irá seguir, e todos festejaremos a Virgem de Nazaré”, comentou o sacerdote.

Ainda neste sábado (29) a Comissão irá reunir-se novamente, desta vez com os párocos das regiões de Macapá para definir praticamente toda a programação oficial.

Prossegue válida a proposta de uma missa na manhã do domingo, dia 11 de outubro, transmitida pela internet, e carreatas que percorram, com quatro imagens diferentes, as zonas leste, oeste, norte e sul de Macapá.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!