Grávidas do interior do AP contam com ultrassonografia 3D

Exames começam a ser feitos neste fim semana na rede pública da cidade de Pedra Branca do Amapari, a 180 km de Macapá
Compartilhamentos

Para poder acompanhar o desenvolvimento do bebê desde as primeiras semanas de gestação, as futuras mamães passam pelo pré-natal, que realiza todo o acompanhamento de saúde necessário para que o processo se dê de maneira tranquila e segura. No município de Pedra Branca do Amapari, cidade a 180 km de Macapá, esse acompanhamento passou a ser feito na rede municipal também com ultrassonografia 3D, que produz imagens em alta definição mostrando o desenvolvimento do feto.

O aparelho, com tecnologia de ponta, é o mais indicado para checar eventuais problemas, pois além da ultrassonografia obstétrica, o equipamento faz exame da tireoide, transvaginal, carótida, partes moles, abdômen total, entre outras.

No caso do pré-natal, as estruturas podem ser detectadas por meio de 3 dimensões, melhorando a visão da anatomia de superfície, principalmente do rostinho do bebê, sua principal utilização é como complemento ao ultrassom convencional, em caso de diagnóstico de malformação.

A partir deste fim de semana, a Prefeitura Municipal disponibiliza o exame de ultrassom convencional e 3D no Centro de Especialidade e Diagnóstico, localizado no Bairro Açaizal, na sede do município de Pedra Branca do Amapari. 

Ultrasom em 3D gera imagens de alta definição que revelam detalhes do desenvolvimento do feto

Exames serão realizados no Centro de Especialidade e Diagnóstico, no Bairro do Açaizal. Fotos: Jefferson Brandão

Cuidados

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 210 gestantes são atendidas atualmente na rede de saúde local. Nesta primeira etapa, serão realizados 150 exames. 

Para esse público, é ofertado assistência durante o ciclo de gestação, desde consultas de pré-natal até o acompanhamento do bebê após o nascimento.

A Secretaria de Saúde também promove os grupos de gestantes por meio do projeto “Gestante Saudável”, nele as mulheres podem tirar dúvidas sobre a gestação, parto e cuidados com o bebê. Os encontros ocorrem duas vezes na semana, na UBS do Centro de Pedra Branca do Amapari, onde são realizadas rodas de conversas e palestras pelas equipes multidisciplinares. Já na Zona Rural, os atendimentos acontecem na UBS da Comunidade Sete Ilhas.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!