Mãe busca recursos para filha que nasceu com má formação nos pés

A mãe de Ísis, a artista de Macapá Clara Oliveira da Costa, recorre aos amigos e às redes sociais para conseguir ajuda na cirurgia, orçada inicialmente em R$ 8,3 mil na rede privada do Amapá.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Com 1 ano e 6 meses de idade, a pequena Ísis é como qualquer outra criança: carinhosa, brincalhona e ativa. Porém, é forte e resignada, pois tem aguentado com muita garra as dores do tratamento que passa para solucionar uma má formação nos pés.

A enfermidade se chama “síndrome do pé torto congênito”, que a medicina ainda discute as causas, que provavelmente envolvem fatores genéticos. Desde os seis meses de idade Ísis, ou simplesmente “Zy”, seu carinhoso apelido, faz tratamento com imobilizações em gesso, que vão forçando os pés para a curvatura correta. É um processo doloroso.

Ísis nasceu com “síndrome do pé torto congênito”, que a medicina ainda discute as causas. Fotos: Arquivo Pessoal

O tratamento, feito com a ajuda financeira de uma tia e de amigos, rendeu resultados animadores. É notável, pelas fotos, perceber o avanço. Os graus de curvatura que os pezinhos de Ísis tinham, diminuíram bastante.

Entretanto, a primeira fase do tratamento já chegou ao seu limite, e agora os médicos orientam uma intervenção cirúrgica. Por isso a mãe de Ísis, a artista de Macapá Clara Oliveira da Costa, lançou-se aos amigos e às redes sociais para conseguir ajuda na cirurgia, orçada inicialmente em R$ 8,3 mil na rede privada de saúde do Amapá.

Há uma questão em relação a essa má formação congênita. O corpo humano vai se desenvolvendo rapidamente e, após os dois anos de idade, aumenta a dificuldade para que o tratamento obtenha sucesso. Por isso, também, é uma corrida contra o tempo.

Desde os seis meses de idade Ísis faz tratamento com imobilizações em gesso, que vão forçando os pés para a curvatura correta. É um processo doloroso

Hoje Ísis fica em pé, brinca, se apoia nos móveis. Nas palavras da mãe “ela já até consegue pisar com alguma firmeza”. Trata-se de um caso que tem solução, portanto.

Mãe solo, a resignação neste período não foi somente da filha. Aliás, Clara afirma que o nome “Ísis”, tem um significado todo especial para as duas.

O tratamento rendeu resultados animadores, pois …

É notável, pelas fotos, perceber que a curvatura dos pezinhos de Ísis…

diminuiu bastante

“Ísis é a Deusa Mãe, que simboliza a fertilidade e a força maternal. Ísis é aquela “que nasceu de mim mesma, não venho de ninguém”, explicou Clara.

Ajuda

Para atingir o objetivo de conseguir os recursos, Clara organizou uma coleta virtual através do aplicativo Boa Causa. Para doar, a pessoa baixa o aplicativo, e dentro dele procura “levanta e anda, Zy”. O canal é seguro para doações e também por lá a mãe vai mostrar cada passo do tratamento, assim como prestar contas dos custos.

Clara organizou uma coleta virtual através do aplicativo Boa Causa

“Venho pedir ajuda de quem puder contribuir, com qualquer valor, pra que a gente consiga arrecadar esse dinheiro pra cirurgia da Ísis. Vou compartilhar com vocês todo o processo do tratamento dela, laudos médicos, exames, orçamento do hospital, pra ficar claro que esse dinheiro é para o tratamento da Ísis. Serei eternamente grata a todos que ajudarem. Compartilhem essa corrente com a gente”, pediu Clara.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!