Covid: laboratório para assintomáticos chega à zona norte de Macapá

A Carreta da Saúde que abriga o laboratório está estacionada na praça da Rodovia do Curiaú, no Bairro Jardim Felicidade I.
Compartilhamentos

Desde ontem, terça-feira (29), já está em funcionamento na zona norte de Macapá o laboratório itinerante Covid-19 da Prefeitura de Macapá para testagem exclusiva de pessoas que não apresentam qualquer sinal ou sintoma da doença, mas tiveram contato com alguém infectado.

Pessoas que apresentam sintomas da doença devem procurar uma das três unidades de saúde de referência no atendimento aos casos suspeitos de Covid-19 (Lélio Silva, Álvaro Correa e Santa Inês), para que seja avaliado pelo médico, recomenda a PMM.

A Carreta da Saúde que abriga o laboratório está estacionada na praça da Rodovia do Curiaú, no Bairro Jardim Felicidade I. O espaço funcionará das 8h às 17h, de segunda a sexta.

O exame é feito a partir da coleta de sangue em um frasco. Fotos: Ascom/PMM

O espaço conta com recepção, sala de espera, sala de coleta e laboratório. O exame que está sendo ofertado no laboratório é para a detecção do IGM.

O exame é feito a partir da coleta de sangue em um frasco, para que a amostra seja processada em centrífuga de laboratório. Para realizar o teste é necessária a apresentação de um documento de identificação com foto.

Para os casos de pacientes positivos os dados são cruzados com as informações do e-SUS e encaminhados para o exame sorológico, se o paciente já apresentou os sintomas há mais de 15 dias o caso é de vírus residual, ou seja, uma infecção tardia.

Amostras serão processadas em centrífuga de laboratório

Para os casos de pacientes que não passaram pelas UBS’s, o exame sorológico que vai dizer se infecção é aguda e o paciente ainda está em fase de transmissão.

O teste para assintomáticos também continua sendo ofertado no laboratório da Avenida FAB, de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!