Estiagem no Amapá começa com queda de 50% de focos de incêndio, diz Iepa

Segundo Instituto de Pesquisas, a redução está associada às chuvas do início do período de estiagem.
Compartilhamentos

As chuvas que caíram em todo o Estado nos 10 primeiros dias de setembro, mês da estiagem no Amapá, são consideradas pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Iepa) o principal fator para uma redução de 57% nos focos de incêndio florestal, no comparativo com o mesmo período do ano passado.

Divulgado nesta quinta-feira (10) pelo Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Iepa, o boletim sobre focos de incêndios no estado registrou, nos primeiros 10 dias do mês, 130 focos, com destaque para os 36 do município de Santana. No mesmo período do ano passado o órgão registrou mais de 300 incidências.

Segundo o Instituto, a maior parte desses focos está localizada nas proximidades das rodovias, alguns provocados pela ação do homem que queima algumas áreas em preparação do solo para agricultura ou pecuária.

O aumento da temperatura é outro fator que liga o sinal de alerta em relação ao surgimento de incêndios. De acordo com Iepa, as temperaturas no estado estão ultrapassando 34°C.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!