Policiais naufragam, mas conseguem fazer apreensões e prisões

Ação coordenada pela Polícia Civil ocorreu em Oiapoque, durante dois dias, na fronteira do Amapá com a Guiana Francesa, a 600 km de Macapá.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Uma operação da Polícia Civil que contou com o apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope) buscou desarticular uma facção criminosa atuante em garimpos ilegais na Guiana Francesa e do lado brasileiro nas regiões de Ilha Bela e Vila Brasil, locais de difícil acesso na região de fronteira no extremo norte do Amapá.

Mesmo tendo uma embarcação naufragada, os policiais conseguiram realizar prisões e apreensões. O delegado de Oiapoque, Charles Correa, que comandou a ação, resumiu a operação. Veja

A operação também atuou contra uma quadrilha de caçadores ilegais de animais silvestres na porção norte do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT). Foram 2 dias de atuação em um planejamento logístico feito em 15 dias. Três pessoas consideradas membros destes grupos criminosos foram presas.

Policiais civis e militares encontram armas de líder de facção. Fotos: Divulgação/PC

Também foram apreendidos motosserras, equipamentos de comunicação, munições…

… e mais de 2,5 mil litros de combustível clandestino

Durante o trajeto marítimo, uma das embarcações naufragou nas corredeiras e materiais dos policiais foram perdidos. Todos usavam colete salva-vidas e ninguém ficou ferido.

Um dos chefes da facção que comete homicídios, tráfico de drogas, roubos e causa terror na região, foi flagrado com uma espingarda calibre 12 semiautomática, munições, telefone satelital [para falar dentro da floresta], rádio transmissor e diversos litros de combustível armazenados ilegalmente em um depósito clandestino.

Durante as buscas…

… pelo Rio Oiapoque…

… uma patrulha naufragou

Um caçador foi preso com três espingardas – duas calibre 12 e 1 calibre 20 –, mais 17 munições de fuzil calibre 222 e 31 munições calibre 12, além de duas motosserras e um rádio transmissor.

Três motores de popa [15 Hp, 40 Hp e 60 H0] suspeitos de terem sido furtados no lado francês, foram recuperados. No total mais de 2,5 mil litros de combustível foram apreendidos.

Operação uniu policiais civis e militares

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!