Como o Amapá tem registrado altos números de casos de sarampo, a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para a Juventude (Sejuv) e a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) realizam nesta semana a vacinação voltada aos jovens de 20 a 29 anos, público com os maiores registros da doença.
O primeiro dia de ação ocorreu na última segunda-feira, 6, no projeto Minha Gente, bairro Jardim Felicidade 2, mas ainda deve passar pelos bairros Perpétuo Socorro, na escola Deuzuite Cavalcante, e na praça Veiga Cabral, no centro de Macapá.
“A vacina é a única forma de prevenção, por isso a importância de estarmos atualizando nosso calendário de vacinas para proteger a população contra a doença”, afirmou o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia.
Sarampo
Já foram confirmados no Amapá 97 casos da doença, sendo 72 no município de Santana, 24 em Macapá, e 1 em Mazagão. 213 casos suspeitos estão em análise laboratorial.
O Amapá estava há 20 anos sem registrar nenhum caso da doença sendo, inclusive, considerada erradicada. O sarampo é uma doença infecciosa e pode ser fatal, sua transmissão ocorre por contato com mucosas contaminadas pelo vírus.
A única forma de prevenção da doença é a vacina, que está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o estado.