Subnotificação pode ‘maquiar’ queda de doenças do aedes no Amapá

Os casos suspeitos de dengue caíram 75%, enquanto que nos confirmados a redução foi ainda maior: 79%.
Compartilhamentos

Um relatório de endemias da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) – órgão estadual – aponta uma grande queda, no Amapá, nas notificações de casos suspeitos e confirmados de dengue, chikugunya e zika, doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti.

Mas os técnicos da área alertam que além do risco de existirem casos não contabilizados, a população deve manter o alerta e os cuidados para evitar a proliferação do mosquito.

Segundo o estudo, há uma queda significativa de 2019 para 2020. Os casos suspeitos de dengue tiveram redução de 75%, enquanto que nos casos confirmados a redução foi ainda maior, com 79%. Chikugunya apresentou números parecidos: 81% de redução nos casos suspeitos e 80% nos confirmados.

Gráfico compara as notificações e confirmações entre os dois anos, 2019 e 2020

Por fim, os casos de zika também tiveram queda significativa, com redução de 83% nos casos suspeitos. Não houve nenhum caso confirmado para a doença.

Apesar dos números trazerem boas notícias, os técnicos da SVS não descartam a possibilidade de que os casos reais possam ser superiores, tanto nos casos notificados quanto nos confirmados.

A desconfiança é que a pandemia de covid-19 pode ter afastado pessoas com sintomas das doenças transmitidas pelo aedes das unidades de saúde, por medo de contaminação pelo coronavírus.

A SVS ressaltou que, mesmo durante a pandemia, continuou o trabalho de capacitações e supervisões técnicas junto aos municípios, para manter as atividades de controle vetorial.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!