Falta de identificação faz família enterrar corpo errado em Macapá

As duas vítimas haviam falecido de covid-19 no Centro Covid HU. A confusão da troca do corpo teria ocorrido no necrotério no hospital.
Compartilhamentos

Por OLHO DE BOTO

Uma família em luto foi avisada por uma funerária, pouco antes do enterro, que o corpo do empresário José Paulo Batista de Souza, conhecido como Paulo Queiroga, de 63 anos, havia sido trocado e já sepultado por outra família.

A confusão da troca do corpo teria ocorrido no necrotério no Hospital Universitário, na zona sul de Macapá, onde funciona um Centro Covid.

O erro teria sido detectado quando a funerária contratada pela família do empresário chegou ao HU para fazer a remoção do corpo.

Um dos funcionários da funerária teve dificuldade em identificar o corpo de Paulo Queiroga, foi então que o dono da funerária, Felipe Araújo, que é amigo da família da vítima, pediu uma foto do corpo, que estava sem identificação.

No HU, família de Paulo estava atônita, à espera de esclarecimentos. Fotos: Olho de Boto/SN

Paulo Queiroga era promoter e empresário

Queiroga faleceu por volta de 17h desta terça-feira no HU. Ele estava com covid-19, motivo pelo qual, apenas a funerária tem acesso ao corpo.

A outra família que havia chorado pelo corpo errado foi avisada. A funerária responsável pelo erro teve que desenterrar o corpo do empresário e devolver para a família Queiroga, que protestava na frente do hospital.

Felipe Araújo identificou o erro

Conceição Queiroga: “Como entregam um corpo errado? Não tem uma pulseirinha no braço pra identificar?”

No início da noite, a reportagem do Portal SelesNafes.com esteve no HU, onde a família de Paulo estava atônita, à espera de esclarecimentos. Conceição Queiroga, irmã de Paulo, contou que quando o erro foi descoberto a outra família não fazia ideia de que estava enterrando a vítima errada.

“A gente não tem informação de nada, queremos saber se meu irmão morreu realmente. Como entregam um corpo errado? Não tem uma pulseirinha no braço pra identificar? Estamos revoltados. É uma dor dobrada, além da perda a gente não tem o corpo do meu irmão para fazermos o enterro”, questionou.

Câmara emitiu nota de pesar pelo falecimento do empresário

Iran Queiroga, irmão de Paulo, também expressou sua indignação.

“A outra funerária levou o corpo do meu irmão enganado. Por outro lado, os corpos estão sem identificação. Como é que o hospital libera um corpo sem identificação. Absurdo e irresponsabilidade, tanto da administração do hospital quanto da funerária”, indignou-se.

Familiares viveram horas de apreensão

Ainda na noite de terça-feira, o erro foi reparado. O corpo de Paulo Queiroga foi desenterrado e levado novamente ao HU, onde a troca foi feita novamente e as famílias puderam enterrar seus respectivos entes de forma correta.

Nota de esclarecimento

Nesta manhã desta quarta-feira (17), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que vai instaurar processo administrativo junto à Polícia Civil para apurar e responsabilizar os envolvidos na falha. Acompanhe a nota na íntegra:

  1. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai instaurar processo administrativo junto à Polícia Civil para apurar e responsabilizar os agentes – servidores públicos, terceirizados e funcionários de uma funerária particular – envolvidos na falha de protocolo ocorrido no Centro Covid do Hospital Universitário (HU), durante a liberação de dois corpos de pacientes que vieram a óbito nesta terça-feira, 16, por agravamento de saúde causado pelo novo coronavírus.
  2. A Sesa esclarece ainda que segue o processo de manejo de corpos conforme preconiza o Ministério da Saúde (MS), evitando que os colaboradores que atuam neste manuseio tenham qualquer tipo de exposição ao vírus.
  3. Sobre o episódio lamentável, a Sesa presta solidariedade às famílias e dá todo apoio psicológico, informando que está tomando todas as medidas para reforçar os protocolos internos e, principalmente, de fornecedores de serviços funerários.
Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!