“Será bom pra mostrar o que fizemos”, diz Clécio sobre possível convocação por CPI da Covid

Comissão quer ouvir gestores e ex-gestores onde houve operações da PF
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O ex-prefeito de Macapá, Clécio Luís (sem partido), disse nesta quarta-feira (26) que a possível convocação dele para prestar depoimento como testemunha na CPI da Covid, no Senado Federal, será uma boa oportunidade para mostra o que foi feito para combater a doença na capital do Amapá, em 2020.

A condição de pandemia de covid-19 foi declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em fevereiro de 2020, último ano de Clécio como prefeito. Em março, quando o primeiro paciente foi registrado e logo milhares de casos surgiram nos meses seguintes, a prefeitura reorganizou sua rede de UBSs e destinou algumas delas para atendimento exclusivo de pacientes com a doença ou suspeitos de infecção. Também houve ampla distribuição de medicamentos de protocolo.

Essas medidas, além da ampla testagem e isolamento dos doentes, assim como as restrições de circulação de pessoas deram certo. Em julho, houve o primeiro lockdown e rodízio de placas. O contágio despencou e as atividades econômicas foram sendo liberadas aos poucos.

No início de 2021, no entanto, a situação se inverteu e a ocupação de leitos chegou a quase 100% na capital, obrigando estado e a prefeitura a decretarem novo lockdown.

No dia 8 de julho de 2020, durante operação para investigar a venda de insumos para a rede pública, a Polícia Federal chegou a cumprir mandado de busca na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Não houve indiciamentos na cúpula da gestão da época.

Maio de 2020: Clécio e Waldez assinam medidas no enfrentamento da pandemia. Foto: Rodrigo Índio/SN

“Vai ser muito bom para mostrar o que foi feito aqui. O problema é que essa polarização política em torno da pandemia está sendo muito ruim. Tem gente que defende a vacina, outros a cloroquina, mas temos que lembrar que essas vacinas foram desenvolvidas de forma emergencial. Uma segunda geração de vacinas será ainda mais eficaz”, avaliou ele.

Nesta quarta-feira (26), a CPI está decidindo que governadores, prefeitos e ex-prefeitos serão convocados para prestar depoimento.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!