Após grandes filas de jovens, GEA e PMM farão 12 horas de vacinação

Vacinação ocorre em 15 pontos de Macapá, para o público a partir de 18 anos.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

A procura do público mais jovem pelas vacinas contra a covid-19 está intensa desde que a faixa etária para o recebimento foi ampliada. Com isso, incômodas aglomerações têm sido registradas, como a desta sexta-feira (13), durante todo o dia, na Universidade Federal Fluminense (Unifap).

Por conta da grande e importante procura dos jovens, a Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) e o Governo do Estado do Amapá (GEA), irão realizar, neste sábado (14), um grande mutirão de vacinação. Serão 12 horas de vacinação, de 9h às 21h, em 15 pontos da cidade, para o público a partir de 18 anos.

Aglomeração

Desde o final de semana anterior, aglomerações grandes têm sido registradas na capital. Nesta sexta-feira, porém, a espera foi demasiadamente grande para centenas de estudantes da Unifap.

Daniel Lima, de 24 anos, contou ao Portal SelesNafes.com que chegou muito cedo para tomar sua primeira dose.

“Cheguei lá 8h e tomei minha vacina agora às cinco horas da tarde. Quando eu sai de lá, ainda tinha muita gente. De manhã, muita gente ficou no sol, teve muita aglomeração, tanto fora da Unifap quanto dentro. O anfiteatro tem 198 cadeiras e todas estavam ocupadas e ainda tinha muita gente fora. A gente ia pedir informações e as pessoas que estavam lá, da PMM, disseram que não tinham nada pra fazer e não esperavam aquele público”, esbravejou Daniel, que, apesar da chateação, estava contente por ter conseguido se vacinar.

Anfiteatro ficou lotado. Fotos: Divulgação

A maior chateação dele, porém, é que muitos jovens foram procurar a vacina e com toda a desorganização acabaram voltando para as suas casas sem tomarem a sua primeira dose.

Pontos de vacinação

Equipes de vacinadores da Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) e da Central de Imunização do Município vão ofertar vacinas para primeira dose, e, em alguns dos pontos, também será realizada a dose de reforço (segunda dose).

Nesta semana, o Governo do Estado entregou 38.701 doses de vacina para o município de Macapá, dentre elas Astrazeneca, Pfizer, Janssen e Coronavac, além de seringas e agulhas na mesma quantidade.

Jovens terão vários pontos à disposição. Foto: Ascom/PMM

“Dar agilidade à imunização da população é nosso principal objetivo. O Governo do Estado tem dado assistência em várias frentes aos municípios, seja com ações de vacinação, distribuindo as vacinas e insumos com maior agilidade possível ou auxiliando o cadastro de forma célere das pessoas vacinadas no sistema do Ministério da Saúde”, afirmou o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia.

Confira os pontos, que serão de responsabilidade do Governo do Estado:

– Universidade do Estado do Amapá – UEAP (Av. Presidente Vargas, 650), neste ponto será ofertado a primeira dose (D1) e a segunda dose (D2) para Pfizer.

– Instituto Federal do Amapá – IFAP (Rodovia BR-210, Km 03, S/n), neste ponto será ofertado a primeira dose (D1) e a segunda dose (D2) para Pfizer.

– Centro de Ensino Profissionalizante do Amapá Profª. Josinete Oliveira Barroso – CEPAJOB (Av. Maria Quitéria, 316), neste ponto será ofertado a primeira dose (D1) e a segunda dose (D2) para Pfizer.

– Amapá Garden Shopping (Rod. Juscelino Kubitschek, 2141), neste ponto será ofertada a primeira dose (D1).

– Universidade Federal do Amapá – UNIFAP (Rod. Juscelino Kubitschek, km 02), neste ponto será ofertada a primeira dose (D1).

– Ministério Público (Av. FAB, 603), neste ponto será ofertada a primeira dose (D1).

Os demais pontos de responsabilidade da Prefeitura são:

Drive Thru Curiau – D1 e D2 (a segunda dose para Astrazeneca)

Drive Thru Marabaixo – D1 e D2 (a segunda dose para Astrazeneca)

Drive Thru Floriano –  D1 e D2 (a segunda dose para Astrazeneca)

Drive Thru Zerão – D1 e D2 (a segunda dose para Astrazeneca)

Quadra Jesus de Nazaré – D1 e D2 (a segunda dose para Astrazeneca e Coronavac)

Sinsepeap – D1 e D2 (a segunda dose para Astrazeneca)

Atacadão Zona Norte – D1

Atacadão Zona Sul – D1

Covid Santa Inês – D1

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!