Enchente: aulas em Laranjal e Vitória do Jari são suspensas por tempo indeterminado

Escolas também estão alagadas. Cheia do Rio Jari já afeta mais de 4 mil famílias na região, que fica no sul do Estado do Amapá.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) informou, na noite de terça-feira (19), que suspendeu as aulas nas escolas dos municípios de Laranjal e Vitória, no sul do Estado do Amapá, por causa da cheia do Rio Jari, que já afeta mais de 4 mil famílias na região.

A orientação vale para todas as instituições que atendem a região com aulas presenciais e remotas.

A pasta entende que mesmo que algumas instituições não tenham sido invadidas pela água, existem alunos e professores que residem em bairros afetados. Com isso, eles não têm como frequentar as aulas ou acessar a internet.

A medida de segurança pública segue por tempo indeterminado até que as intuições avaliem se há condições seguras para retorno.

Laranjal: água já invadiu ruas…

… e outros logradouros, como praças

“Quando a situação nos municípios for normalizada, uma equipe da Seed avaliará, junto com a comunidade escolar, um novo calendário para que os estudantes não sejam prejudicados e retornem com segurança às escolas”, disse, em nota, a Seed.

Em março, a elevação do Rio Jari passou a invadir vias, imóveis e prédios públicos de Laranjal e Vitória. Ainda segundo a Seed, desde o dia 13 de abril a água vem invadindo as escolas das partes mais baixas das cidades. Agora a situação é mais crítica.

Equipes de limpeza lutam para não deixar lixo se espalhar pela água

No total, 13 escolas devem seguir a suspensão em Laranjal, sendo 9 na área urbana e 4 na rural. Já em Vitória são 2 na área urbana e 1 na rural.

As secretarias municipais de educação das cidades também suspenderam as atividades nas escolas.

Na tarde de terça-feira o nível do rio bateu 2,76m, mais de 1m acima do nível normal, que é de 1,60m. Na segunda-feira (18), a medição marcou o nível mais alto do ano, 2,81m.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!