Terras caídas: ‘ilha flutuante’ passa em frente a Santana

Fenômeno pode ser provocado pela foça da pororoca, explica geógrafo
Compartilhamentos

Por ANDRÉ SILVA

Um pedaço de terra, que lembrava uma ilha, passou flutuando pela frente da cidade de Santana, a 17 quilômetros de Macapá, e chamou a atenção de quem passava pelo local no domingo (12). Não é a primeira vez que esse tipo de fenômeno é registrado por moradores de municípios banhados pelo Rio Amazonas. O último foi registrado em abril deste ano, em uma cidade do Pará.

O bloco de terra filmado em frente ao Porto de Santana é resultado do desprendimento de uma parte do continente ou de uma ilha durante fenômeno é conhecido como “terras caídas”.

“Esse fenômeno ocorre em razão da força de um rio que vai quebrando as margens. Ele ocorre também por força da pororoca”, explicou o geógrafo Gutemberg Vilhena.

Gutemberg explicou ainda que o pedaço de terra não pode ser chamado de ilha, já que ele não permanece inteiro. Durante sua trajetória sobre o rio, ele vai se decompondo até sumir. A terra que solta se mistura às águas dando a coloração típica do rio, como o Amazonas.

Pedaço de terra se desprendeu com a força da água. Fotos: Reprodução

Barco estava amarrado à “ilha”

No vídeo gravado por curiosos em Santana, é possível observar que existe uma embarcação amarrada ao pedaço de terra.

Uma cena semelhante à esta foi registrada por moradores da cidade de Afuá, município pertencente ao arquipélago do Marajó (PA), no dia 26 de abril deste ano.

As cenas mostram que algumas embarcações tentam empurrar o pedaço de terra para que ele não causasse prejuízos a uma casa estava às margens do rio.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!