Operação deixa 1 policial ferido, 1 bandido morto e 4 presos em Macapá e Belém

Na capital do Amapá confronto ocorreu no bairro Congós, na zona sul de Macapá.
Compartilhamentos

Por OLHO DE BOTO

Um policial foi ferido, um criminoso foi morto e quatro foram presos nas cidades de Macapá (AP) e Belém (PA), na manhã desta terça-feira (3), durante uma operação coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Amapá.

A investigação policial, batizada de Operação Cerberus, teve apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Amapá, e do Grupo Tático Aéreo (GTA).

A ação iniciou simultaneamente nas duas capitais para cumprir 12 mandados judiciais, sendo 9 de busca e apreensão e 3 de prisão preventiva.

A Cerberus é um desdobramento da Operação Desunião, deflagrada em 25 de agosto de 2022, onde foi identificado um grupo em aplicativo de mensagens que tinha a finalidade de organizar o tráfico de drogas de membros de facção atuantes em Macapá.

Em Macapá foram presos…

… dois criminosos investigados. Fotos: Olho de Boto

Nesse grupo, os indivíduos combinavam os valores, a partir de R$ 50, a serem pagos para auxiliar nas despesas da facção criminosa. Eles também abriam espaço para uma espécie de ‘ouvidoria’, onde os integrantes poderiam dar sugestões administrativas aos líderes, referentes às decisões que envolviam, desde medidas para incrementar o tráfico de drogas, até aplicação de castigo no denominado ‘tribunal do crime’.

A FICCO conseguiu identificar a nova hierarquia da facção criminosa e aprofundar nas investigações contra esses líderes, que além de gerenciar a organização e controlar questões financeiras e disciplinares, também possui é responsável pela distribuição de armas e drogas aos traficantes locais, sobretudo nos bairros Santa Inês e Perpétuo Socorro, ambos localizados na extensão da orla da capital amapaense.

A facção criminosa vinha atuando com muita intensidade nas regiões centrais de Macapá, entre os bairros Perpétuo Socorro e Pacoval.

‘Toques de recolher’ vinham sendo impostos para a população desses bairros. Eles também podem estar ligados a uma série de crimes violentos contra desafetos, executando e mutilando seus rivais no tráfico.

Policiais da FICCO cercam local. Foto: Ascom/PF

Prisões e confronto

Considerado o atual líder dessa nova hierarquia do crime, um indivíduo de nome não divulgado pela polícia foi localizado em Belém (PA). Segundo as investigações, ele estava estreitando laços na capital paraense com outras organizações criminosas, visando aumentar o poder de fogo da facção para fortalecer o grupo em disputas de território no Amapá.

Junto com ele, foi preso um cabo da Policial Militar do Pará, que dormia na mesma casa. Na residência, foram encontradas uma arma e diversas munições e drogas no veículo do policial. Ambos foram presos em flagrante por tráfico e porte ilegal de arma.

Armas e munições apreendidas com líder da facção e policial em Belém. Foto: Ascom/PF

Em Macapá, os mandados foram cumpridos nos bairros Congós, Trem, Jardim Marco Zero, Pedrinhas e Ipê. Um mandado de prisão preventiva também foi cumprido contra um interno no Iapen.

No bairro do Congós, na casa onde seriam guardadas as armas da facção, houve confronto. Um policial da Companhia de Choque do Bope foi atingido no pescoço. O criminoso que baleou o policial foi morto no tiroteio. O bandido tinha 23 anos, mas não teve o nome divulgado.

A operação continua em andamento.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!