PM reduz em 60% as fugas no Cesein

Apesar de toda a tecnologia, ainda há tentativas de fuga sempre pelo muro que é mais baixo do que deveria
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

O 8º Batalhão da Polícia Militar afirma que conseguiu reduzir em 60% as fugas de menores infratores do Centro Socioeducativo de Internação Masculina (Cesein). Câmeras de vídeo melhoraram o monitoramento em postos estratégicos do centro.

Segundo dados do 8º Batalhão, nos três primeiros meses de 2015 foram registradas 48 fugas, enquanto que no mesmo período deste ano foram 19. A Divisão de Comunicação do batalhão destacou também a redução de 70% nas tentativas de fugas, foram 10 esse ano contra 27 no ano passado.

O levantamento inclui também a diminuição de 70% em arremessos de objetos para dentro do Cesein como serras, garrafas de água-ardente e outros objetos cortantes.

Câmeras foram instaladas em pontos estratégicos. Fotos: Cássia Lima

Câmeras foram instaladas em pontos estratégicos. Fotos: Cássia Lima

Tenente Emerson Real: uma das câmeras se movimenta em 360 graus

Tenente Emerson Real: uma das câmeras se movimenta em 360 graus

As câmeras estão fixadas em pontos estratégicos e no muro, captando imagens das áreas interna, externa, e até de pessoas que passam na Rua Jovino Dinoá.

“O sistema de monitoramento possui 6 câmeras e ainda inclui uma câmera com trezentos e sessenta graus de rotação. Claro que isso inibe a ação dos menores, mas não evita tentativas”, reconhece o chefe de comunicação do 8º Batalhão, tenente Emerson Real.

O tenente afirma que o todo o complexo do Cesein precisa de uma reforma. O muro possui 3 metros quando o ideal seriam 5 metros.

As tentativas de fuga também foram reduzidas em 70%

As tentativas de fuga também foram reduzidas em 70%

“Temos um projeto de reforma que inclui a mudança de guaritas que hoje ficam em pontos cegos do centro. Nossa grande preocupação é a capacidade do centro que hoje tem 105 menores, o dobro do que a estrutura deveria comportar”.

A reforma é uma das pautas que levou os servidores do Cesein a entrar em greve dia 12 de março. Eles dizem que há um ano os prédios do Cesein e do Centro de Internação Provisória (CIP) estão sem manutenção e sem serviços gerais para realização de limpeza. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!