Cai em 50% o número de visitantes na Fortaleza de São José

Apesar da baixa procura, direção do monumento considera queda normal
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

Diminuiu o número de turistas na Fortaleza de São José de Macapá, na orla da cidade, segundo dados da sua direção. Apenas no mês de maio houve uma queda de quase 50% na estatística de visitações.
O comparativo é de maio de 2016 e 2017. No ano passado foram pouco mais de 5 mil visitas, em maio. Desse total, cerca de 4,1 mil eram amapaenses, 398 paraenses e o restante de outros estados e países.
Este ano o dado caiu para 2,8 mil visitas. Sendo que 2,2 mil são de visitantes do Amapá, 231 do Estado do Pará e o restante de outros estados e países.

Monumento tem mais visitações de amapaenses. Fotos: Cássia Lima

Pai e filho aproveitaram hora livre para conhecer a Fortaleza antes de deixar Macapá

“Esse número é considerado normal pra gente. Existem meses do ano que são assim, mesmo comparando com outros anos. As pessoas viajaram menos esse ano, isso pode explicar”, ressaltou a chefe de patrimônio do Museu da Fortaleza, Alessandra Souza.

Em 2017, a maioria dos visitantes de outros países foram da Guiana Francesa, França, Colômbia, Espanha e Japão.
No ano passado, o público do exterior era mais da França, Espanha e EUA. Mas o que chama mesmo atenção é o número de visitantes do próprio Estado. Mais da metade são de amapaenses.

Turistas franceses estão sempre entre o maior número de estrangeiros que conhecem o local

 “O povo vem mais pela paisagem, ventilação e segurança. Os amapaenses tem muita curiosidade das lendas daqui”, explicou.
A demanda maior é nos fins de semana, mas às vezes aparece uns turistas pela manhã. Esse foi o caso do seu José Lima da Silva, de 50 anos, que estava acompanhado do filho, Jonatas Ribeiro dos Santos, de 23 anos.
“Estávamos resolvendo um problema no centro e tivemos que esperar, e aproveitamos pra vir conhecer já que vamos embora da cidade. Dentro dela é um pouco sinistro, mas é bom saber da nossa história”, disse seu José.

Alessandra Souza: as pessoas viajaram menos esse ano

No momento o monumento não possui exposições ou uma programação cultural, mas a proposta é que haja eventos para garantir público no mês de julho.

A Fortaleza de São José de Macapá fica aberta para visitações de terça a domingo, no horário de 8 às 18h.
Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!