Chuvas começam mais cedo este ano, avisa Iepa

Segundo instituto, também fez menos calor do que se esperava
Compartilhamentos

SELES NAFES

O Instituto de Hidrometeorologia do Iepa começou a registrar chuvas na maioria das cidades do Amapá mais cedo este ano, em comparação a anos anteriores. A previsão é de que a estação chuvosa comece para valer em dezembro.

Normalmente as chuvas voltam a cair com intensidade a partir de janeiro e fevereiro, mas, já que este ano o clima não está influenciado por nenhum fenômeno, a tendência é que as estações voltem para perto da normalidade.

“Em 2014 e 2015 foi muito difícil termos pancadas de chuva localizadas nessa época, mas agora em novembro elas devem dobrar em quantidade na capital e no interior podendo atingir até mais de 100 milímetros”, explica o meteorologista Jeferson Vilhena, do Iepa.

Jeferson Vilhena , do Iepa: mais perto da normalidade. Foto: Arquivo/SN

Em quase todos os municípios está chovendo de maneira localizada praticamente todos os dias. Mas em Calçoene, Oiapoque, Amapá, Porto Grande, Serra do Navio e Laranjal do Jari elas já são intensas.

Outro aspecto a ser analisado é o calor. Ao contrário do que alguns aplicativos mostram, o Iepa garante que a temperatura máxima registrada este ano foi quase 35 graus. O recorde ocorreu em 2010, quando os termômetros registraram 37 graus.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!