Como colocar a obra dos sonhos em prática

Quatro passos são decisivos para uma obra bem sucedida
Compartilhamentos

DICAS HCMA

Chegar em casa ou no ponto comercial todos os dias e ver os ambientes mal planejados, precisando de mais espaço, piso desgastado ou teto com vazamentos não é nada motivador.

Essas são situações comuns na vida de muita gente, mas você pode conseguir se livrar desses problemas e realizar a obra dos seus sonhos. Confira as orientações da equipe HCMA Arquitetura, Construção e Consultoria:

1 – CONTRATE UM PROFISSIONAL

O arquiteto e urbanista é o profissional certo para transformar as suas necessidades e desejos em soluções especiais na hora de construir ou reformar o seu imóvel. O arquiteto será responsável também por deixar a obra mais agradável, ambientalmente sustentável e adequada às suas necessidades e ao seu orçamento.

Equipe de arquitetos da HCMA. Fotos: Divulgação

2 – ELABORAÇÃO DO PROJETO

Dar início a uma obra de construção ou reforma sem ter um projeto definido é uma falha grave, mas muito comum. Mas você que está lendo estas orientações aqui, não incorrerá neste erro, com o arquiteto contratado, a primeira e decisiva tarefa que se tem pela frente é elaborar um projeto, ele será fundamental para levantar todos os custos da obra e ter uma ideia do tempo que ela levará para ser concluída.

3 – REGULARIZAÇÃO DA OBRA

A construção de uma edificação exige que sejam considerados e atendidos diversos aspectos, principalmente os de caráter legal através de alguns documentos.

Por isso, com o projeto em mãos, chegou a hora de conseguir junto à prefeitura da sua cidade um documento obrigatório chamado alvará de construção, também serão pagas taxas de expediente e de vistoria.

Orientação evita transtornos

Neste ponto, há de se ressaltar que quando a obra for concluída também haverá outros procedimentos a serem realizados como o pedido do Certificado de Vistoria de Conclusão de Obra (CVCO), antigo “Habite-se” e a averbação da construção à matrícula do bem. Tudo isto é importante para que a obra esteja legalizada perante todos os órgãos competentes. Lembrando que o arquiteto poderá lhe auxiliar com todo o processo burocrático.

4- ORÇAMENTO DEFINIDO, AGORA É SEGUIR EM FRENTE

Com o arquiteto contratado, o projeto pronto e a obra legalizada, você poderá pesquisar as melhores condições na compra dos materiais e na contratação dos serviços de mão de obra. Caso o seu orçamento seja insuficiente para fazer o que você deseja, sempre é possível modificar um ou outro detalhe para tentar diminuir os custos.

Iniciar a obra sem elaboração de um projeto é uma grave falha

Arquiteto da HCMA acompanha obra

Se você chegou até aqui, merece saber que lojas e bancos oferecem linhas de crédito para a compra de materiais de construção e de acabamento, como exemplo, uma das opções mais conhecidas é o CONSTRUCARD da Caixa Econômica, linha de crédito que permite comprar em lojas conveniadas não só material de construção como também armários, piscina, elevador, aquecedor solar, aerogeradores e equipamentos de energia.

DICA BÔNUS: Mesmo quem tem dinheiro guardado deveria considerar financiar a reforma ou a construção. Ao invés de gastar as economias, pode manter esse dinheiro reservado para emergências e não desembolsar tudo na obra.

A HCMA é empresa orgulhosamente amapaense e está localizada na Av. Ernestino Borges, 886-B, Próximo ao SEBRAE. Contatos: (96) 991788430 /981345186 /981190697 [email protected]

www.hcma.com.br

http://facebook.com/hcmamcp

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!