Empresas de ônibus buscam medidas contra assaltos

Criminosos geralmente portam facas ou armas de fogo, diz o Setap.
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) busca medidas para combater a onda de assaltos nos ônibus das linhas urbanas de Macapá. Segundo o Setap, três ocorrências já foram registradas neste começo de ano.

De acordo com os dados do sindicato, em 2016 foram 39 assaltados; e, em 2017, 52. Os bairros Amazonas, Universidade, Brasil Novo e Congós acumulam maior incidência. Os motoristas dizem que estão trabalhando com medo.

Assaltos dentro dos ônibus acontecem durante a noite Foto: Cássia Lima

Os registros têm semelhanças, segundo a entidade, ocorrendo durante a noite, nos finais de linhas ou próximos aos terminais. Os criminosos geralmente portam facas ou armas de fogo.

O Setap informou que vem implantando ações de combate aos assaltos, segundo o assessor de comunicação Renivaldo Costa. Uma delas é a operação “Ônibus Seguro”, que consiste em abordagens surpresas e a presença de policiais à paisana nos veículos.

Motoristas dizem que trabalham com medo Foto: Cássia Lima

Além disso, o Setap implantou em 2017 câmeras de segurança em todos os veículos. A orientação é que os passageiros usem cartões magnéticos (vales transporte, meia passagem, passa livre).

“A gente já orientou os motoristas e cobradores a não reagirem para que não ocorram crimes maiores. A gente orienta também à população para que utilize os cartões magnéticos e abasteça conforme a demanda”, falou o assessor.

Nos próximos dias, uma reunião será realizada com Sincotrap, CTMac, Setap e Polícia Militar para discutir o problema.

“A gente trabalha com receio porque não sabemos se o cara quer só o dinheiro ou quer fazer mal também. À noite é pior. Às vezes deixamos de pegar passageiros porque não sabemos qual é a intenção”, disse um motorista que não quis se identificar.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!