Caldeirão do Pavão encerra o Carnaval

É o último dos blocos mais tradicionais. Expectativa é de 3 mil foliões pelas ruas do Laguinho nesta Quarta-Feira de Cinzas
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Pelo 26º ano consecutivo, o Bloco do Caldeirão do Pavão, o mais tradicional bloco de rua do Bairro do Laguinho, encerra os desfiles de sujos do Carnaval de 2018, em Macapá, no início da noite desta quarta-feira (14).

Mesmo com dificuldades, os organizadores da festa conseguiram preparar mais de 100 litros de caldo para serem distribuídos entre os foliões nesta Quarta-Feira de Cinzas (14). Este ano, estima-se que o bloco arraste mais de 3 mil pessoas pelas ruas do bairro.

Concentração dos foliões no barracão do Pavão. Fotos: André Silva

Famoso caldo: 100 litros

Todos os anos, na Quarta-Feira de Cinzas de Carnaval, o Caldeirão do Pavão reúne brincantes vindos de blocos que já desfilaram durante a manhã, como o Formigueiro. A tradição iniciou com o seu Raimundo Lino Ramos, o “Mestre Pavão”, falecido em 2011. O legado foi repassado para os filhos.

“Esse ano quase a gente não sai. Tivemos um contra tempo financeiro. Com ajuda dos irmãos e do programa do João de Deus conseguimos o material para fazer o caldeirão. Não podíamos deixar essa tradição morrer”, destacou Mônica Ramos, organizadora da festa.

Raimundo Nonato, de 52 anos, é sobrinho do Mestre Pavão. Ele participa da festa desde que foi criada. Nonato avalia que um dos pontos positivos do evento é o bom tratamento com os brincantes e o caldo que é oferecido a eles.

Raimundo Nonato, sobrinho do Mestre Pavão

Mônica Ramos: esforço para conseguir o material do caldo

“O pessoal sempre vinha do Formigueiro amanhecido de festas e o meu tio sempre preparava esse caldo e dava para quem chegasse aqui e ver que a tradição não morreu”, lembrou.

O bloco mantém o percurso tradicional, saindo da Avenida Tupinambá (antiga Nações Unidas), segue pela Rua Leopoldo Machado, Avenida Enerstino Borges, Rua General Rondon e volta para a Avenida Tupinambá. A previsão é que o bloco saia às 18h.

As amigas Graça Cardoso, Edileia Barreto, Marilane Azevedo e Monique Santos

Sede do Pavão, no Bairro do Laguinho: tradição de 26 anos

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!