Marinha terá agência em Oiapoque

Anúncio foi feito durante a troca de comando na Capitania dos Portos do Amapá, nesta sexta-feira (2)
Compartilhamentos

SELES NAFES

O comando da Marinha autorizou o início das tratativas para a construção de uma agência no município de Oiapoque, a 590 quilômetros de Macapá. O anúncio foi feito pelo comandante do 4º Distrito Naval, almirante Edervaldo de Abreu Filho, no Amapá, durante a troca de comando da Capitania dos Portos, na manhã desta sexta-feira (2).

Nos últimos dois anos, a capitania no Amapá foi comandada pelo capitão de fragata, Anderson Caldas. Ele foi substituído pelo também capitão de fragata, Fernando César da Silva. A cerimônia de troca de comando foi realizada na sede da Capitania dos Portos, no município de Santana, a 17 quilômetros da capital.

Capitão Caldas deixa o comando após dois anos de trabalho foco no atendimento. Fotos: Seles Nafes

Novo comandante disse que vai intensificar fiscalizações

O ex-comandante ressaltou que focou no atendimento ao público, o que fez a avaliação da Capitania do Amapá estar entre as cinco melhores do Brasil no quesito legalização do sistema.

“Nós já atingimos 9,2 de índice de satisfação do público. Entregamos os documentos antes do prazo previsto em legislação. Também investimos no combate ao escalpelamento, doação de coletes, e no posto de controle que foi criado para monitorar o tráfego aquaviário”, avaliou o capitão Caldas.

“Nós teremos agora o nosso posto avanço e uma agência em Oiapoque, porque nós sabemos que é importante naquela região, não só para atender a população, mas para a defesa nacional”, acrescentou.

Autoridades do Executivo, Legislativo e Forças Armadas acompanharam a cerimônia

A cerimônia foi acompanhada por várias autoridades. A bancada federal foi representada pelo deputado Marcos Reátegui (PSD); a Associação de Amigos da Marinha, pelo presidente da entidade Glauco Cei; a prefeitura de Santana, pelo prefeito Ofirney Sadala (PHS), e o Executivo pelo governador do Amapá, Waldez Góes (PDT).

Waldez lembrou a contribuição da Marinha na definição de rotas seguras para o transporte escolar.

“Metade do transporte escolar do Amapá ocorre nos rios e igarapés. A atuação da Marinha definiu as rotas para que fizéssemos as chamadas públicas para cada uma, e isso é só um exemplo de como a Marinha ajuda até na educação. Precisamos de segurança na ida e vinda dos nossos alunos”, comentou o governador.

Ricardo Falcão, vice-presidente mundial da Praticagem

Troca de comando ocorreu na sede da Capitania, em Santana

“A expectativa é de que essa parceria continue e que a gente continue ajudando a população do Amapá levando e trazendo riquezas. A Capitania nos dá muito apoio na parte institucional, parando navios que não estão conformes com a legislação internacional”, informou o vice-presidente mundial da Praticagem, Ricardo Falcão.

O novo comandante da Capitania estava servindo no Pará, é natural do Espírito Santo e está há 34 anos na Marinha.

“A meta é continuar as fiscalizações, e fazer com que a capitania se faça cada vez mais presente no Amapá e nos municípios do Pará que fazem parte dessa jurisdição”, adiantou o novo comandante, capitão Fernando César Silva.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!