Governo envia para votação PL para contratar mais de 300 agentes de endemias

Combate à malária é uma das principais metas com a contratação dos profissionais
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

O Projeto de Lei nº. 040/2018, que trata da contratação temporária de 349 agentes de endemias foi enviado em caráter de urgência pelo governo do Estado à Assembleia Legislativa do Amapá (Alap). Se aprovado, as contratações serão feitas pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). A previsão é que o PL seja votado na próxima quinta-feira (10).

De acordo com o executivo estadual, o objetivo é dar continuidade ao trabalho de combate às endemias no interior do Estado. Um processo similar contratou temporariamente profissionais no ano de 2016. 

“A contratação dos novos agentes de endemias segue a lógica de uma reformulação da política de vigilância em saúde do Estado. A SVS coordena o segmento da prevenção e do diagnóstico. Daí a necessidade da presença desses profissionais na capital e nos municípios, porque incide na redução e eliminação dos vetores” destacou o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia.

Dorinaldo Malafaia: contratação de agentes garante política de prevenção no Estado. Foto: arquivo SN

O gestor explicou também que os agentes foram fundamentais na obtenção da redução de casos de doenças, como as relacionadas com o aedes aegypti. Malafaia apontou ainda que o Amapá registrou em 2018 um número expressivo de doenças endêmicas. Em 2017, a preocupação aumentou com a malária em função do grande número de casos durante o período sazonal da doença.

Malária no Amapá

De acordo com dados da SVS, o Amapá apresentou 2.407 casos de malária no primeiro trimestre de 2018, uma redução de 5,72% em relação ao ano passado, quando houve 2.553 registros.

O município de Porto Grande apresenta o maior número de infectados pela doença, com 533 casos, seguido por Santana, com 500, que entrou em situação de emergência em 2017, por causa do surto de malária. 

Foto de capa: Secom

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!