Guerrilha: Exército não tem plano para procurar supostos corpos no AP

Novo comandante militar do Norte, general Paulo Sérgio Oliveira, acabou de assumir o comando e disse que precisa estudar o assunto
Compartilhamentos

SELES NAFES

Durante visita ao Amapá, o novo comandante militar do Norte, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, deixou claro que ainda não há planejamento e nem uma decisão para que o Exército procure por corpos de guerrilheiros supostamente enterrados em Oiapoque, no extremo norte do Estado, fronteira com a Guiana Francesa.

“Ficarei devendo essa resposta. Ainda precisarei me ambientar e estudar mais sobre essa história”, disse ele, que assumiu o comando há pouco mais de um mês no lugar do general Carlos Alberto Barcellos.

Há duas semanas, a Procuradoria Geral da República emitiu uma recomendação para que o governo do Amapá e o Exército procurem pelos corpos de brasileiros desaparecidos durante a chamada “Guerrilha do Araguaia”, resistência civil armada que se concentrou em Tocantins e Pará, a partir do fim da década de 1960.

Segundo depoimentos de testemunhas e sobreviventes à Comissão Nacional da Verdade, pelo menos 60 corpos guerrilheiros teriam sido levados por militares para Clevelândia do Norte, onde o Exército tem uma companhia às margens do Rio Oiapoque.

General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira em visita a Clevelândia do Norte

Apesar da resposta curta sobre o assunto, o general foi extremamente educado. Ele avaliou como positivo o trabalho do Exército na fronteira, principalmente por causa da cooperação.

“Vamos prosseguir por mais dois anos nesse trabalho, e podemos ajudar de alguma forma nesse belíssimo esforço sempre com a integração com o poder civil”, garantiu.

O comandante militar do Norte passou os últimos dois anos dirigindo o Hospital das Forças Armadas, em Brasília e, mesmo não sendo da área de saúde, saiu bem avaliado após um programa de modernização da estrutura de atendimento.

Rio Oiapoque, na fronteira com a Guiana Francesa: trabalho integrado com o poder civil continuará

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!