Projeto de jovens do AP de prevenção ao suicídio estará em feira em MG

O grupo está promovendo uma campanha de arrecadação para custear despesas no evento
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Três jovens amapaenses desenvolveram um projeto voltado ao acolhimento de adolescentes que sofrem problemas com depressão e que tenham tendência suicidas. Eles foram convidados para apresentar o trabalho em uma feira que acontecerá em Minas Gerais, entre os dias 14 e 17 de agosto. Porém, o grupo precisa de ajuda para se manter no evento. Assista:

O projeto “Sorriso de Papel” foi desenvolvido pelos amigos Paulo Rodrigo, de 16 anos; Ruane Pantoja, de 17 anos; e Wictória de Moura Teles, de 18 anos. Em suma, o trabalho consiste em colocar caixinhas coletoras nas escolas onde os alunos possam ter acesso, escrever em um papel seu problema e depositar ali. O objetivo é identificar essas pessoas e encaminhá-las para a assistência profissional.

 Segundo Paulo Rodrigo, o projeto foi pensado para a área social e visa atender adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade e combater a depressão e o suicídio nesta faixa etária.

“Que é justamente a fase de transição do período da adolescência para chegar até a fase adulta. Essas pessoas que não têm o apoio psicológico pela parte do Estado, falando de saúde publica, acabam extravasando de outras formas. Muitas vezes chegam a mutilar seu corpo e até mesmo cometer o suicídio”, justificou o jovem.

Passagens já foram garantidas por ONG. Fotos: André Silva

A inspiração para o projeto veio depois que o estudante passou por um problema de ansiedade na fase de adolescência. Ele contou que foi buscando ajuda do poder público e percebeu que essas pessoas se encontram desamparadas.

“Pra mim foi uma fase muito difícil. É como se ninguém te entendesse e você se sente sozinho no mundo”, relatou Rodrigo.

O jovem lembra que o Amapá tem a taxa de suicídio mais alta do Brasil, por isso o motivo do projeto ser levado para todas as escolas do Estado e do país.

Caixa para que jovens falem dos seus problemas. Uma ideia simples que pode salvar vidas

Trabalho aprovado

O trabalho deles foi qualificado para ser apresentado na 2ª Feira Mineira de Iniciação Científica (Femic) na cidade de Mateus Leme, em Minas Gerais. Eles conseguiram a aprovação após apresentá-lo em uma feira de ciência local.

As passagem para os jovens chegarem até o destino foram compradas pelo presidente da ONG Carlos Daniel, Agenilson Pereira. Ele é um dos orientadores dos jovens no projeto.

“Se esperar pelo poder público para eles chegarem lá, isso não vai acontecer, por isso estamos pedindo ajuda para a estadia deles, pois as passagens já temos”, disse Pereira.

A equipe junto com o coordenador, embarca dia 13 para a cidade mineira e para se manter lá precisam de ajuda financeira. Quem puder colaborar pode acessar o site da vaquinha virtual que eles começaram no endereço https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sorriso-de-papel-na-femic, ou entrar em contato pelo fone 99165-4007.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!