Reincidente, assaltante liberta reféns e se entrega em Macapá

Policiais esperam a rendição do criminoso em frente a escola
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA, com colaboração de RODRIGO INDINHO

O assaltante que causou pânico na Escola Municipal Hildemar Maia, no bairro do Trem, zona sul de Macapá, é reincidente na mesma prática. Identificado como Franck Nunes Oliveira, 21 anos, o bandido manteve três funcionários reféns durante quase três horas, na tarde desta terça-feira (14).

Crianças ficaram em pânico com a presença do bandido

Ele só libertou o último por volta de 17h45, quando se entregou à polícia. O episódio terminou sem feridos. De acordo com a Polícia Militar (PM), em companhia de um comparsa, Franck Nunes tentou assaltar uma mulher na agência do Banco do Brasil em frente à Delegacia Especializada de Crimes Contra a Mulher (DECCM), no início da Rua São José, no centro de Macapá. A ação dos criminosos foi frustrada pela vítima, que é policial militar e reagiu.

Policiais conduzem evacuação das crianças assustadas na escola

Conforme a polícia, o comparsa de Franck fugiu na motocicleta que eles chegaram à agência bancária. Deixado para trás, o bandido tentou fugir no carro da policial, mas ele não conseguiu sair do lugar com o veículo, que era automático. O suspeito não sabia o manusear.

Crianças sendo retiradas da escola

No desespero, o bandido tentou entrar em um segundo carro, cujo motorista manobrou e conseguiu se desvencilhar. O criminoso só conseguiu fuga em um terceiro carro, um pálio que ele roubou e, na fuga, acabou colidindo com um poste, na rua atrás da escola. Foi quando ele decidiu entrar no estabelecimento de ensino, pulando o muro.

Carro usado pelo bandido na fuga bateu num poste

Ao perceber que o homem armado corria pelos corredores da escola, os alunos, crianças e pré-adolescentes – a escola é de ensino fundamental – se assustaram e começou uma correria. Alguns professores se trancaram nas salas com os alunos.

Escola ficou sitiada durante as negociações. Fotos: André Silva/SN

Segundo a polícia, Franck chegou a invadir uma sala com a arma em punho. Em seguida, ele entrou no departamento de informática da escola. Foi lá que fez os três reféns, um professor, uma servente e um funcionário do setor invadido.

“Depois que ele se trancou na sala com os reféns, os funcionários começaram a tirar as crianças da escola com a ajuda dos primeiros policiais que chegaram aqui. Elas ficaram muito assustadas, mas todas as crianças foram retiradas e nenhuma foi ferida”, comentou o tenente Alves, do Bope.

Último refém é libertado e drama termina

As negociações foram conduzidas pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope). A esposa do bandido, uma das exigências dele, foi ao local para ajudar na rendição do assaltante. O bandido também exigiu a presença da imprensa. Segundo as testemunhas, ele se manteve calmo o tempo todo.

Momento em que Franck se entrega

A tranquilidade de Franck vem da experiência neste tipo de delito. Natural de Castanhal (PA), apesar da pouca idade, ele já possui ficha criminal por roubo, furto e receptação. Franck se envolveu em um crime parecido, três anos atrás, no bairro Marabaixo, zona oeste de Macapá, quando também fez reféns após uma tentativa frustrada de assalto.

Após se entregar, Franck foi apresentado no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) do bairro Pacoval. A arma usada por ele no crime também foi apresentada.

Foto de capa: André Silva/SN

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!