Após incêndio em museu, MP pede vistorias em espaços de memória

Igreja de São José é um dos espaços a ser vistoriado
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

O Ministério Público do Estado do Amapá (MP) emitiu recomendação para que órgãos públicos estaduais e municipais e entidades de classe com gestão em patrimônio histórico cultural realizem vistorias em espaços de memória de Macapá. A medida veio após incêndio no Museu Nacional, ocorrido em 2 de setembro, no Rio de Janeiro.

O documento emitido pelo MP atende à “Ação Nacional: Ministério Público em defesa do Patrimônio Histórico Brasileiro”, que vai ocorrer em todo o país através dos Ministérios Públicos até o mês de outubro, quando será realizado um balanço e diagnóstico para que seja estabelecido um planejamento de atividades.

No Amapá, haverá vistorias no Museu Joaquim Caetano, Museu Sacaca, Fortaleza de São José, Igreja de São José, Trapiche Eliezer Levy, União dos Negros do Amapá (UNA), Escola Barão do Rio Branco, Colégio Amapaense, Largo dos Inocentes, Biblioteca Elcy Lacerda e Mercado Central.

Foram convocados Corpo de Bombeiros (CB/AP), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Secretarias Estaduais e Municipais responsáveis por gestão e do patrimônio histórico e cultural, e os incumbidos por obras e reformas, Conselhos Federais de Engenharia e Agronomia (Crea) e Arquitetura e Urbanismo (CAU), instituições de ensino superior, e também departamentos do MP-AP que dispõem de engenheiros e arquitetos.

Uma reunião agendada para 3 de outubro, entre esses órgãos, vai tratar de ações de combate e prevenção de incêndios em prédios históricos amapaenses.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!