Como transformar um espaço pequeno em multifuncional

Compartilhamentos

Por ISABELA SUSSUARANA, Arquiteta

Com o continuo aumento financeiro do m² no âmbito brasileiro, as pessoas acabam investindo com maior frequência em imóveis menores e com uma quantidade menor de cômodos, assim causando uma necessidade de mais espaços para funcionalidades diferentes.

A melhor maneira para driblar esse problema é recorrer a criatividade, tornando-os espaços integrados e multifuncionais, atendendo às necessidades e anseios de seus habitantes.

Na cidade de Macapá não é diferente, no mercado imobiliário é bastante comum encontrar imóveis com espaços limitados, o que reflete a necessidade de integrar e/ou dar multifuncionalidades aos ambientes.

A limitação de espaço se torna um inconveniente mínimo diante das inúmeras possibilidades e soluções que podem ser alcançadas dentro de um mesmo ambiente. E possível deixa-lo confortável e organizado, sem parecer confuso e bagunçado, basta ter uma visão diferente e um pouquinho de criatividade.

Home Office

O home Office é uma ótima solução de escritório para quem possui o hábito de trabalhar e/ou estudar em casa. Se você não possui este cômodo, mas precisa, e se depara com espaços reduzidos na sua casa, ele pode ser facilmente adaptado em um corredor, em um cantinho ocioso (como em baixo de escadas), ou até mesmo junto ao quarto de hóspedes e ao closet.

Uma boa dica é utilizar móveis que se encaixem de acordo com o espaço, de preferência moveis planejados. Utilizar iluminação indireta como pendentes, spots e luminária de mesa, isso delimita mais o espaço e o torna mais aconchegante.

Cantinho sem utilidade em baixo da escada pode se transformar em um Home Office prático e conceitual. Fonte: Pinterest

Closet e Home Office dividindo o mesmo espaço. Projeto Autoral

3 em 1: Quarto de Hospedes integrado com Home Office e Sala de TV

E que tal transformar um único cômodo em 3? Basta delimitar os espaços de acordo com cada função, utilizar armários altos com espaços para livros e documentos, e ter um espaço reservado com cabideiro e prateleiras para pendurar roupas e guardar malas.

Projeto Autoral

Neste cômodo não pode faltar cama e nem sofá, e já que estamos falando de espaços pequenos um sofá-cama é a melhor solução, vale a pena investir em um confortável e resistente, que possa atender tanto quem vá assistir TV como para quem irá dormir.

Ambiente confortável e acolhedor ideal para receber visitas, trabalhar e assistir um bom filme. Fonte: Pinterest

Ambiente despojado, funcional e confortável, com funções delimitadas, sem desconforto físico ou visual. Fonte: Pinterest

Varanda Gourmet com área de Lazer

Para quem mora em apartamento pequeno e adora receber os amigos, porém não possui espaço suficiente na sala e na cozinha, uma boa solução é transformar o ambiente da varanda em uma “Varanda Gourmet”, com espaço para descanso e lazer.

Por se tratar de uma área externa onde geralmente tem muita incidência de sol e chuva, o ideal é utilizar móveis resistentes com acabamentos em madeira de lei, tipo Ipê e Angelim, móveis soltos para facilitar a locomoção, e claro, não devemos esquecer do multiuso, como uma mesinha de centro que pode facilmente se transformar em banco, assim tornará o espaço mais funcional e acomodará mais pessoas.

Fonte: Pinterest

Caso sua varanda não possua churrasqueira, há modelos portáteis com tamanhos variados que podem ser facilmente adaptados no seu espaço. Para que não haja problemas futuros é recomendável verificar as normas do condomínio antes de pôr essa ideia em prática.

Na atual contemporaneidade, é notória a necessidade de funcionalidade e praticidade nas habitações, principalmente àquelas que pertencem a pessoas com um dia-a-dia bastante agitado.  Pensando nisso e em tudo o que já foi dito, vê-se que é bastante viável ter essa facilidade de utilização e locomoção em pequenos espaços, e com a ajuda de um profissional da área, é possível deixar os espaços organizados e confortáveis para cada tipo de uso.

Até o próximo domingo!

Isabela Sussuarana

Av. Almirante Barroso, 219-A Centro

 [email protected]

is_isabellasussuarana

 (96) 98134-8293 / (96) 981192841

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!